São Brás de Alportel, numa iniciativa da Câmara local, ensina durante toda a semana a prevenir e a preparar a reacção a catástrofes naturais, numa acção que se enquadra nas comemorações do Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais, celebrado a 13 de Outubro.
O programa prevê uma semana dedicada à sensibilização da população e em especial dos mais jovens, com um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas, para aumentar a consciencialização da sociedade em torno desta importante temática, bem como incentivar todos os cidadãos e governos a assumir uma posição activa na construção de nações melhores preparadas para a ocorrência destas situações. A edição deste ano, refere a autarquia, trata o “Conhecimento para a Redução de Desastres Naturais ou Catástrofes como um conhecimento para a vida”.
Neste âmbito, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel através do Gabinete Municipal de Protecção Civil e Defesa das Florestas promove entre até 19 de Outubro um diversificado programa de acções de sensibilização dedicada à redução dos riscos em caso de catástrofes.
Jogos intercativos, leitura de livros digitais, visualização de vídeos, narração de contos e propostas de leitura são algumas das sugestões desta iniciativa que aborda formas de acção perante diversos tipos de catástrofes: sismos, tornados, cheias, inundações, ondas de calor, ondas de frio, seca, incêndios florestais, entre outras.
Decorrerá ainda uma exposição, patente no átrio da Biblioteca Municipal, até 29 de Outubro, na qual poderá relembrar algumas medidas que podem ajudar a salvar vidas.
Esta iniciativa, a ter lugar na Biblioteca Municipal, conta com o acompanhamento de técnicas da autarquia, da área da protecção civil e decorre entre as 10 e as 17 horas, com interrupção entre as 13 e as 14 horas.
Além das visitas de diversas turmas dos estabelecimentos de ensino do município, a população em geral também é convidada a assistir, a visitar a exposição e a esclarecer as suas dúvidas sobre modos de actuação em caso de catástrofe natural.