O município de São Brás de Alportel assinou, no dia 29 de Julho, um protocolo de cooperação com a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, que visa a criação no município do novo Gabinete de Apoio ao Emigrante e de todo um conjunto de acções para apoiar a comunidade são-brasense no mundo.
São Brás de Alportel é o primeiro concelho do Algarve a assumir este compromisso junto da Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, que tem como objectivo reforçar o apoio prestado aos portugueses ainda emigrados, aos que já regressaram ou aos que irão regressar, bem como os que pretendem iniciar um processo migratório, no seguimento de uma proposta enviada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Com a intenção de aproximar os são-brasenses que vivem fora do país da sua terra natal, esta parceria representa um esforço contínuo do município na criação de um serviço de acompanhamento e apoio para os emigrantes são-brasenses que vivem nos quatro cantos do mundo, facilitador do acesso à informação e da ligação com o município, ajudando na sua reintegração e potenciando o seu empreendedorismo e investimento na terra natal.
O protocolo, celebrado na presença de José Luís Pereira Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, dá continuidade a todo um conjunto de políticas sociais prosseguidas pela autarquia são-brasense. O município dispõe de um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes – CLAIM, resultado de uma parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, onde é prestado um conjunto de serviços referentes à imigração e permanência de cidadãos estrangeiros em território nacional, e até de um Provedor do Residente Estrangeiro, para acolher da melhor forma aqueles que chegam oriundos de outras terras.
No âmbito deste protocolo, a Câmara de São Brás de Alportel passará a dispor de um novo Gabinete de Apoio ao Emigrante com acesso simplificado à vasta estrutura diplomática, consular e associativa.