“Na prevenção de incêndios entramos todos em cena” este é o mote para o espetáculo “O Homem do Fogo”, que será apresentado este sábado, dia 26 de setembro, pelas 21:30 horas, no Jardim da Verbena, em São Brás de Alportel.
“Modificar os comportamentos de risco das populações face ao uso do fogo através da arte é o grande objetivo do projeto”, avança o município. A sessão conta com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.
“O Homem do Fogo” insere-se no projeto “Não brinques com o fogo”, lançado este ano fruto da parceria entre a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e o Ministério da Cultura, e tem como objetivo sensibilizar as populações e mobilizar as pessoas para a mudança de comportamentos relativos ao uso do fogo.
São Brás de Alportel é o único concelho da região a receber esta iniciativa, que conta com o apoio local do município e da freguesia.
Continua o município em comunicado, que este é “um espetáculo multidisciplinar que recorre à animação com areia, música e palavra para transmitir uma mensagem de prevenção e cuidado para com as pessoas e as florestas. Criado a partir de um conto tradicional chinês, esta história transporta-nos para o princípio dos tempos, quando o tempo ainda não era tempo, quando o Homem foi criado e o fogo foi descoberto”.
O projeto “Não Brinques com o fogo” insere-se também nas múltiplas iniciativas que a campanha Portugal Chama. Por si. Por todos. tem vindo a desenvolver, recolhendo com unanimidade o apoio de cidadãos, municípios e entidades públicas e privadas.
O Teatro Chama é uma iniciativa inédita em Portugal que estreia esta semana em vários locais. 85% Incêndios começam a menos de 500 metros de uma estrada ou de áreas habitadas ou cultivadas. Mais de 50% são resultado de fogueiras, queimas e queimadas mal realizadas. Se reduzirmos o número de ignições, conseguimos reduzir a probabilidade de um incêndio grave, de grandes dimensões Precisamos de alterar comportamentos face ao uso do fogo, seja qual for a época do ano.
Com o desígnio nacional de todos contribuirmos para um Portugal livre de incêndios rurais graves, Portugal Chama é a Campanha Nacional com a chancela da República Portuguesa, que integra a participação de todas as áreas governativas e serviços tutelados envolvidos na prevenção e combate aos incêndios rurais e pretende ser mais do que uma campanha: “é um apelo à ação, que lança um desafio a cada um dos portugueses para que se mobilizem e contribuam para um país mais protegido, com menos ignições e incêndios ano após ano”, explica o Município de São Brás de Alportel.
“Todos podemos fazer acontecer de forma diferente no terreno, em cada região, concelho, freguesia e aldeia. Todos sabemos que o perigo está aí e cabe a todos nós agirmos limpando os terrenos, cuidando da terra e da floresta, realizando as queimas de forma correta, cadastrando os terrenos, protegendo as aldeias e alertando para comportamentos de risco. Queremos chegar a todos os cidadãos e acreditamos numa forte campanha a nível regional”, apela ainda aquela autarquia.
Para o desenvolvimento do projeto “Não Brinques com o Fogo” a nível regional foram assinados quatro protocolos de colaboração entre a AGIF e as Direções Regionais de Cultura (DRC) do Norte, Centro, Algarve e Alentejo, que preveem que as DRC se tornem operadoras do projeto durante um ano.
O investimento da AGIF de 185 mil euros, a ser operado pelas quatro DRC, destina-se à produção de espetáculos multidisciplinares ao ar livre e ações de capacitação das populações.
As iniciativas culturais serão apresentadas nos concelhos considerados prioritários e o concelho de S. Brás de Alportel foi o escolhido no Algarve, devido ao seu grau de risco elevado.
“O Homem do Fogo” é um espetáculo multidisciplinar que recorre à animação com areia, música e palavra para transmitir uma mensagem de prevenção e cuidado para com as pessoas e as florestas. Criado a partir de um conto tradicional chinês, esta história transporta o espectador para o princípio dos tempos, quando o tempo ainda não era tempo, quando o Homem foi criado e o fogo foi descoberto.