A Câmara Municipal de São Brás de Alportel anunciou ter apresentado uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 para prevenção de incêndios na Serra do Caldeirão.
“O projecto tem como objectivo essencialmente a prevenção dos fogos florestais, mais alguns investimentos nessas áreas que são fundamentais para preservar a nossa serra”, disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro.
Em comunicado, a autarquia explicou que “o projecto incide sobre quatro tipos de intervenção: beneficiação e construção da rede primária da faixa de gestão de combustíveis; beneficiação e construção de pontos de água; beneficiação da rede viária e sinalética de defesa da floresta contra incêndios”.
Valor do projecto ultrapassa os 360 mil euros
O valor do projecto ultrapassa os 360 mil euros e está a aguardar resposta, recordando também o impacto do incêndio de 2012 que “devastou metade do território do concelho”.
“Esta dura realidade, associada às alterações climatéricas e à percepção de risco elevado [de] investimento na gestão florestal, tem vindo a causar uma cada vez mais marcada desertificação das zonas serranas, preocupação que se assume prioritária para o município de São Brás de Alportel, que tem na Serra do Caldeirão uma das maiores potencialidades turísticas do território e o berço de uma das melhores cortiças do mundo, matéria-prima do sector económico mais representativo do concelho”, pode ler-se no comunicado da câmara.
“Temos também prevista a construção de um ponto de água na zona do barrocal, aproveitando uma nascente que tem água o ano inteiro”, disse o autarca.
Vítor Guerreiro sublinhou que também se pretende fomentar a criação de “mais condições para a reflorestação de algumas zonas, com espécies que podem funcionar como corta-fogo”.
(Agência Lusa)