A vila de Salir recebe, a partir de hoje, mais uma edição do Salir do Tempo, evento que tem por base a recriação histórica do período da Reconquista, numa organização da Câmara de Loulé, com apoio da Junta de Freguesia de Salir e colaboração da Viv’Arte.
Música, dança, artes performativas, animação itinerante, rábulas e estórias, exposições, gastronomia são algumas das componentes desta iniciativa que irá transformar Salir num palco de experiências de regresso ao passado.
Neste verdadeiro festival de artes medievais, em termos musicais, vão actuar os grupos Al Folk, Arraia d’Olos, Eduardo Ramos e Rakhatta. A dança moura e sefardita estará representada por Arakisati Fahar, enquanto que a Associação Artística Satori proporcionará aos visitantes espetáculos de fogo e malabares.
As performances ficam a cargo da dupla Los Chuplas, dos bobos da corte Charneca e Ramones, do Vicenteatro, que animará o recinto com “A Casa Movediça”, e do grupo Ao Luar Teatro.
Outro dos pontos de interesse serão os acampamentos e demonstrações militares apresentados pelos Lobos Negros e Lota del Tinto.
Os mais novos vão poder brincar no carrossel de cana e carrossel de madeira, uma recriação das brincadeiras da Idade Média, totalmente elaborados artesanalmente e movidos manualmente. Com um carácter claramente pedagógico, a exposição das três culturas e o acampamento medieval pretender dar a conhecer ao público várias vertentes sobre as culturas que coabitaram neste período.
Haverá ainda uma área dedicada aos animais com dromedários, falcoaria, cetraria e cobras.
A recriação do mercado medieval, baseado em produtos dessa época, onde vários mercadores presentes com as suas bancas de produtos tradicionais como o mel, cortiça, cestaria ou frutos secos, e os artesãos com os seus ofícios, também fazem parte deste cenário, bem como a parte gastronómica, com destaque para a recriação de uma cozinha medieval. O visitante poderá adquirir o copo oficial do evento.
Toda a decoração do recinto foi pensada de forma a recriar todo o ambiente medieval. Para envolver o público neste espírito, será disponibilizado o serviço de aluguer de trajes medievais.
Os bilhetes têm um preço de três euros (diário) e cinco euros (festival). As portas abrem às 18 horas.
Mais informações disponíveis em https://www.facebook.com/SalirDoTempo
Programa
O Salir do Tempo arranca hoje, pelas 18 horas, com uma arruada pelas ruas e praças do Burgo e o Auto de Abertura do Mercado Medieval. Segue-se um cortejo régio com todos os elementos vivos que fazem parte deste evento medieval. Ao longo da noite, o visitante poderá assistir às recriações do ataque e resgate do burgo por uma mesnada conduzida pelo próprio Rei D. Afonso III e aos festejos da vitória com danças e folguedos e o anúncio de restauro das fortificações.
Do programa deste primeiro dia fazem ainda parte torneios de armas de cortesia a cavalo, o espectáculo de cetraria “Voo Altaneiro”, música dos três credos e o espectáculo de malabares de fogo “Amor Cortês”.
No sábado, dia 11, os mercadores e artesãos iniciam a sua actividade comercial às 18 horas e, uma hora depois, acontece o cortejo régio em homenagem a D. Afonso III pelas ruas do Burgo e a Bênção da Feira, pela entidade religiosa. Às 21 horas, as atenções centram-se na visita do Almotacem e do Meirinho às bancas de artesãos. Segue-se a teatralização do torneio de armas a cavalo e os festejos e folguedos com bailias e folias com saltimbancos e histriões. A partir da 1 hora, o espectáculo de malabares de fogo “Mare Tenebrum” marca o encerramento das festividades.