Utilizar o telemóvel ao volante é uma das infrações que resulta em multas com maior frequência. No entanto, sabia que pode ser autuado mesmo quando está ao telemóvel com o carro parado? Esteja atento e informe-se sobre esta situação com a ajuda do PT Jornal.
Mesmo que tenha o seu carro parado e esteja ao telemóvel, o condutor pode ser autuado de acordo com diversas situações previstas pela legislação.
Um condutor que esteja encostado à berma, sem utilizar um auricular, pode ser alvo de uma autuação pelas autoridades. Da mesma forma, isso pode ocorrer no caso de um condutor parado ao telemóvel em lugares de estacionamento, impedindo a passagem de peões ou outros veículos.
Edgar Vales, advogado, no segmento “Consultório de Justiça” do jornal Público, reconhece que esta situação pode gerar questões e interpretações diversas. No entanto, admite que há agentes policiais que entendem que a marcha dos veículos “começa com a colocação da chave na ignição e o motor a trabalhar, terminando apenas quando o condutor chega ao seu destino e sai do automóvel”.
Se a intenção for imobilizar o veículo, certifique-se de que o faz em condições de segurança, evitando colocar em perigo a sua vida e a dos outros utilizadores das vias de circulação.
Como se pode constatar, mesmo com o veículo parado, o uso do telemóvel pode resultar numa coima significativa prevista pela legislação.
Além disso, a sua pontuação na carta de condução também será afetada.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) alertam repetidamente para a perigosidade do uso do telemóvel ao volante, apelando a que todos evitem esse comportamento.
Leia também: Marca chinesa de carros elétricos chega ao Algarve