Foi a 11 de julho de 1965 que o Aeroporto Internacional de Faro abriu as portas pela primeira vez. Passaram quase 59 anos. Embora os primeiros turistas e hotéis já tivessem chegado à região sul do país, a inauguração do aeroporto em Faro colocou a capital do Algarve no mapa mundo e passou a receber milhares de turistas por ano. O dia da inauguração do aeroporto foi de festa e a cerimónia esteve a cargo de uma figura pública portuguesa.
O militar e Presidente da Républica à época, Américo Tomás, chegou ao Aeroporto de Faro no “automóvel presidencial aberto”. À porta, centenas de pessoas aguardavam a chegada de Américo Tomás e houve até quem confundisse o Presidente da República com o “homem dos gelados”, tal como avança o Notícias Magazine.
Naquele dia a festa previa-se efusiva, já que, no hotel onde se encontrava hospedado o chefe de Estado, em São Brás de Alportel, a população algarvia antecipava as celebrações do feito histórico que iria acontecer dentro de momentos. A verdade é que a 11 de julho de 1965, a cidade de Faro abriu-se em definitivo ao turismo internacional. Na inauguração, as pessoas reuniram-se na pista de aviação, onde se encontrava uma aeronave da TAP Air Portugal.
De salientar que em 2022, o Aeroporto Internacional de Faro passou a chamar-se Aeroporto Gago Coutinho, em homenagem ao almirante natural do Algarve que realizou a primeira travessia do Atlântico Sul, numa viagem entre Lisboa e o Rio de Janeiro, em 1922. A atribuição do nome ao aeroporto surgiu como consequência da celebração dos 100 anos da travessia levada a cabo por Gago Coutinho.
A cerimónia oficial de redenominação do aeroporto realizou-se a 7 de setembro de 2022 e foi presidida por António Costa, ex-Primeiro-Ministro.
Leia também: Fica no Algarve e é a maior marina do país