No início do século, a Praia da Fábrica, no Algarve, era uma praia secreta e pouco frequentada, dado que para lá chegar era necessário atravessar a Ria Formosa de barco. Em 2015, a praia foi eleita uma das 15 melhores do mundo pela edição espanhola da revista Condé Nast Traveler e a partir daí foram várias as publicações que deram destaque a esta praia que aos poucos ganhou popularidade e mais banhistas. Mas porque se chama Praia da Fábrica?
Quem vai até à Praia da Fábrica pode começar o seu percurso em Cacela Velha ou na pequena localidade a que se deu o nome de sítio da Fábrica. Tanto o nome desta última localidade como o da praia que se encontra mesmo à sua frente foram inspirados na fábrica de cerâmica que ali funcionou durante quase quatro décadas. Fundada pela Companhia Algarviense em 1889, esta fábrica laborou entre 1892 e 1930.
De acordo com uma investigação publicada na edição número 22 da Revista Municipal de Loulé, nesta fábrica produziram-se tijolos, telhas e manilhas. Embora “sem evidências materiais”, acredita-se que na Fábrica de Cerâmica de Cacela também se produziram ladrilhos, balaústres e algumas loiças, aproveitando os barreiros que se localizavam na falésia a norte do local onde a fábrica se implantou.
Nos dias de hoje, o nome da localidade onde esta fábrica laborou, assim como o da praia que se encontra à frente, permitem recordar os tempos do seu funcionamento, embora muitos dos que por ali passam não saibam que naquela zona existiu uma fábrica de cerâmica.
O sítio da Fábrica, para além de ponto de partida para aceder à praia com a mesma designação, é também um local onde agora pode provar peixe e marisco, sentado numa das mesas do restaurante marisqueira Fábrica do Costa.
Leia também: Conheça as duas praias do Algarve que estão entre as mais perigosas do país