Para poder conhecer o maior castelo do Algarve terá de se afastar do mar e acompanhar o percurso do rio Arade até alcançar a vila medieval de Silves. Assim que se entra em Silves, vê-se no topo da vila o castelo que, para além de considerado um dos mais belos exemplos da arquitetura militar islâmica em Portugal, está classificado como monumento nacional. A fortificação é, assim, um dos legados dos mouros no Algarve.
Uma caminhada até ao castelo de Silves implica subir até ao topo de uma colina. De qualquer forma, a história desta vila medieval começa ainda antes do início da subida, no rio Arade. É que foi através deste rio que, em 1189, uma frota de cruzados que rumava para Jerusalém se juntou aos portugueses que se preparavam para conquistar Silves aos mouros. Era dentro das muralhas do castelo que se escondiam os islâmicos que acabaram por ser expulsos da vila pelos cristãos.
Ao entrar no castelo terá oportunidade de percorrer suas muralhas e observar a vila, assim como os campos cobertos de laranjeiras, a partir das torres. De salientar que o castelo foi construído pelos árabes no lugar já existira também uma fortificação romana, segundo avança o site Visit Portugal. No interior do castelo pode encontrar a antiga alcáçova árabe e duas cisternas, sendo que uma delas comunica com o rio.
Existe até uma lenda associada à cisterna grande do castelo de Silves que reza que, na noite de São João, à meia-noite, surge dentro da mesma uma moura encantada, que navega sobre as águas, numa barca de prata com remos de ouro, enquanto entoa hinos da sua raça. A princesa encantada aguarda apenas a chegada de um príncipe da sua fé que pronuncie as palavras certas para a desencantar.
Leia também: Conheça a praia algarvia que tem nascentes de água doce à beira mar