A segurança rodoviária é uma prioridade em Portugal e os radares de velocidade desempenham um papel fundamental na promoção de uma condução segura e responsável.
Estes dispositivos são estrategicamente colocados em várias estradas e autoestradas do país, para controlar a velocidade dos veículos e aplicar multas aos condutores que excedem os limites permitidos.
Desde a implementação destes dispositivos, segundo dados do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), as estatísticas apontam para uma diminuição da sinistralidade: menos 36% de acidentes com vítimas, menos 44% de feridos graves e menos 74% de vítimas mortais.
-> Todos os radares do SINCRO estão sempre sinalizados.
De momento existem radares de velocidade instantânea, que podem ser fixos ou móveis, e radares de velocidade média.
Velocidade instantânea: Velocidade do veículo no instante em que passa no local de controlo de velocidade (sinal de trânsito H43).
Velocidade média: Velocidade média praticada pelos condutores através da medição do tempo que o veículo demora a percorrer uma determinada distância (sinal de trânsito H42).
Além da aplicação da lei, as autoridades portuguesas muitas vezes realizam campanhas de sensibilização e educação para promover uma condução mais segura e responsável.
A campanha mais recente é: “Os radares salvam vidas”, que dá a conhecer os locais onde os novos radares estão colocados, para que todos conheçam previamente estes locais e cumpram com os limites de velocidade, protegendo-se a si e aos outros na estrada.
As multas por excesso de velocidade podem variar entre os 60 e os 2500 euros, conforme o tipo de via, veículo e limite excedido, segundo o artigo 27.º do Código da Estrada.
Para ajudar os condutores a identificar a localização dos radares de velocidade, existem diversas aplicações que fornecem informações em tempo real sobre os pontos onde estes dispositivos estão operacionais. Como por exemplo: Radares Fixos e Móveis, Radares NÃO, Radarbot e RadarAll.
Localização exata dos radares de velocidade em Portugal
Leia também: GNR detém em flagrante delito dois suspeitos de tráfico de droga no Algarve