O iPhone é reconhecido como sendo um dos smartphones mais populares do mundo. Tal reconhecimento deve-se não apenas devido à qualidade que solidificou a Apple como uma das empresas mais bem-sucedidas no mundo da tecnologia, mas também pela sua interface intuitiva que facilita o acesso a todas as funcionalidades.
Apesar disso, o iPhone tem algumas funcionalidades que possibilitam o acesso rápido a tarefas essenciais, incluindo a comunicação direta com serviços de emergência. Embora ligar o número de emergência 112 seja sempre uma opção válida em situações de perigo, existe um pequeno truque adicional que pode ser útil em momentos críticos em que não consiga por alguma razão ligar para o 112.
Para tal, basta aceder às definições do iPhone e pesquisar por “SOS emergência”, depois é só acionar a opção “Premir 5 vezes para ligar”, o que fará com que se premir rapidamente o botão lateral cinco vezes é iniciada uma contagem decrescente e emitido um alarme. No fim da contagem, o iPhone liga para os serviços de urgência.
O recurso destina-se a auxiliar utilizadores em situações em que não conseguem pedir ajuda sem se exporem a perigos, ou quando estão incapacitados de o fazer da maneira convencional. Estas situações podem incluir quedas em que o utilizador está gravemente ferido e não consegue marcar o número de emergência padrão 112 ou por estar sob a ameaça de um assaltante ou enfrentar qualquer cenário que coloque a vida do utilizador em risco.
De salientar que a chamada para o 112 é gratuita e está acessível de qualquer ponto do país a qualquer hora do dia.
O 112 é o Número Europeu de Emergência, sendo comum, para além da saúde, a outras situações tais como incêndios, assaltos ou roubos. As chamadas efetuadas para o 112 são atendidas pela PSP e pela GNR, nas Centrais de Emergência. O 112 canaliza apenas para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM as chamadas que à saúde digam respeito.
Leia também: Como lidar com fraudes em cartões Multibanco e descubra dicas de como as evitar