O Algarve é uma das regiões do país onde se podem encontrar muitos flamingos, uma vez que esta ave procura zonas húmidas. É por isso que os flamingos se fixam sobretudo na Ria Formosa, já que é nos sapais, nas salinas e nas lagoas de baixa profundidade que esta espécie de aves encontra a sua fonte de alimento. Muitas empresas vendem passeios de barco para observar flamingos, mas há onde encontrá-los de forma gratuita.
Se estiver de visita a Tavira e quiser dirigir-se para a ilha que partilha do mesmo nome da cidade pode apanhar o barco junto ao Mercado da Ribeira ou no cais das Quatro Águas. Caso escolha a segunda opção, ao percorrer a estrada que liga a cidade ao cais poderá ter a sorte de se deparar com vários flamingos a uma curta distância.
Embora estes possam ser avistados no Parque Natural da Ria Formosa durante todo o ano, é entre os meses de novembro e março que terá maior probabilidade de os encontrar. De acordo com o site Lands Eco Boat Tours, apesar de os flamingos não se reproduzirem no Algarve, estes migram de França para Espanha e fazem uma paragem nas zonas húmidas de Portugal.
Caso queira conhecer outras espécies de aves que habitam a Ria Formosa, para além dos flamingos, pode sempre dirigir-se à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, assim como pode percorrer o caminho do Ludo, que começa junto ao Aeroporto Internacional de Faro e que termina num passadiço que o encaminha até à Praia da Quinta do Lago. O acesso a ambos os locais é gratuito.
Leia também: Conheça a praia portuguesa eleita a melhor da Europa onde javalis vão a banhos [vídeo]