A China enfrenta um desafio no que diz respeito ao estacionamento devido à grande quantidade de veículos e à escassez de espaços disponíveis. Esse problema é especialmente evidente em áreas industrializadas do país, onde o estacionamento muitas vezes se torna caótico, com carros apertados em frente a empresas e estabelecimentos comerciais. Essa situação pode dificultar a tarefa das autoridades de rebocar os veículos estacionados de forma inadequada. É neste contexto que entram os robots como uma possível solução.
Para abordar essa questão, a empresa chinesa Shenzhen Shanyi Technologies desenvolveu uma solução inovadora conhecida como ‘Combo’. Este reboque inteligente assume a forma de uma placa fina, com apenas 10 centímetros de altura, que pode deslizar facilmente por baixo de um veículo, permitindo que o mesmo seja levantado e movido com facilidade, mesmo em espaços apertados. O robot tem a capacidade de deslocar veículos com um peso de até 2,5 toneladas, refere o Motor 24.
Num vídeo no X, antigo Twitter, é visível um desses robots a atuar. A publicação relata o que é visto no vídeo.
“Num dos estacionamentos chineses, robots ‘valet’ foram vistos em ação. Em vez de rebocar o veículo, a polícia agora pratica o reestacionamento na vaga legal mais próxima. Pelo que pode ver no vídeo, o robot é um carrinho baixo e extensível com pinças nas rodas. O robot passa por baixo do carro, aumenta a distância entre os eixos e empurra as alças sob as rodas. Depois disso, o carro desloca-se para um local livre”, refere-se na publicação do vídeo.
A urbanização continua a aumentar na China e soluções como esta podem representar uma melhoria na mobilidade e eficiência em áreas densamente povoadas. À medida que a tecnologia continua a evoluir esperaram-se mais inovações que possam tornar as cidades mais eficientes e acessíveis.
Leia também: É permitido transportar carga no banco traseiro do meu veículo? Veja o que diz a lei