Com as temperaturas elevadas deste verão, a praia torna-se um destino irresistível. Para os exploradores das praias mais encantadoras de Portugal, temos uma sugestão que impressiona pela sua beleza ímpar. Situada em Grândola, encontra-se um paraíso que remete ao famoso Grand Canyon devido à sua imponente arriba fóssil de tons alaranjados. Conheça a Praia da Galé – Fontaínhas.
Para chegar à Praia da Galé – Fontaínhas, é necessário um percurso de carro, típico das viagens pelo Alentejo, até se alcançar um bairro com belas vivendas. À primeira vista, pode parecer que se enganou no caminho, pois o areal parece esconder-se. No entanto, é um segredo mal guardado e, rapidamente, avista-se a espetacular arriba fóssil, com a praia a deslumbrar lá no fundo – uma imagem digna de postal, como nos conta o iol.
Esta praia alentejana destaca-se pelo seu extenso areal branco, que se estende por cerca de dois quilómetros, e um mar azul que se perde no horizonte. A tranquilidade é uma constante, sendo fácil encontrar espaço suficiente na areia para esticar a toalha e desfrutar do sol.
O verdadeiro destaque desta praia é a impressionante arriba fóssil, com as suas formações de milhões de anos em tons alaranjados, que adicionam um toque único à paisagem pitoresca. Estas arribas, moldadas pelo tempo, complementam a vista deslumbrante, tornando a Praia da Galé – Fontaínhas um destino imperdível neste verão.
O acesso ao areal faz-se por uma escadaria na falésia. Apesar de não ser muito íngreme e, na maioria das vezes, de fácil descida, pode apresentar desafios para quem tem problemas de mobilidade ou está acompanhado de crianças pequenas. Ainda assim, o esforço compensa, pois este sítio é um verdadeiro tesouro natural.
Portanto, se está à procura de uma nova praia para explorar e deseja viver uma experiência única, Grândola é o destino perfeito. Um verdadeiro “Grand Canyon português” com mar, a apenas duas horas do Algarve, aguardando para ser descoberto e apreciado.
Leia também: Nesta praia portuguesa a água é tão quente que pode chegar aos 40ºC