A frequência com que se deve limpar o carro é muito mais do que uma questão estética, sendo importante por questões de higiene e até manutenção do veículo.
Por vezes, torna-se evidente a necessidade de limpar o carro, sobretudo quando este acumula pó ou faz travessias mais poeirentas que deixam marcas no exterior do automóvel. No entanto, é necessário fazer da limpeza do seu carro uma rotina.
De acordo com a Forever Young, a maioria dos especialistas apontam que um carro deve ser lavado de 2 em 2 semanas. No entanto, se viver numa área marítima ou de recolha de sal, opte por lavar com maior frequência, por conta da ação corrosiva do sal no metal do carro.
Dependendo da sujidade, do clima ou da frequência com que o utiliza, deve ter em conta as várias formas de lavar e limpar o seu carro:
- Lavagem regular exterior – O exterior do carro deve ser limpo a cada uma ou duas semanas para remover sujidade, pó, excrementos de pássaros e outras substâncias que podem danificar a pintura. Esta é, sem dúvida, a parte do veículo que mais suja;
- Limpeza de interior – O interior do carro deve ser lavado a cada duas semanas, para retirar sujidade e maus odores. Em caso de transporte de materiais que sujem com maior facilidade;
- Manutenção da pintura – Se deseja que o seu carro permaneça tão brilhante como no primeiro dia, o ideal é encerá-lo a cada 3 a 6 meses. Desta forma, protegerá a pintura e manterá o brilho, ao mesmo tempo que repele água e sujidade;
- Inspeção sazonal – com uma certa regularidade anual, verifique bem o veículo e faça uma limpeza mais profunda para retirar a sujidade acumulada, sobretudo no interior.
Siga estes conselhos e não deixe de ter o seu carro sempre a brilhar e pronto a apresentar aos amigos e familiares.
Leia também: Costuma encher o depósito do carro? Não cometa este erro