Há muito que os produtos locais e os produtores do concelho estão na mira das apostas do presidente da autarquia de Monchique em sede de desenvolvimento económico do concelho e os diversos meios desenvolvidos elo município para o efeito estão no terreno a ajudar a criar valor acrescentado e a fomentar a manutenção da cadeia de valor em Monchique.
Desta feita o autarca recebeu hoje a Direcção Nacional da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) numa visita Monchique em busca de conhecer de perto os produtos e produtores locais.
O autarca considera esta visita “mais uma interessante parceria com vista a criar circuitos curtos para promoção e venda dos produtos da serra, sendo a hotelaria e a restauração, os parceiros privilegiados para um escoamento necessário com vista à sustentabilidade deste território”.
Rui André destaca também “a presença do presidente da Região de Turismo do Algarve [Desidério Silva], que considera “um entusiasta e amigo destas parcerias em torno da diferenciação e valorização dos produtos de toda a região”.
Ao POSTAL o presidente da autarquia especificou que a vista se enquadra “no âmbito da estratégia de desenvolvimento turístico que estamos a implementar e a que chamamos ‘o topo do Algarve’”, onde “um dos produtos-chave, é mesmo o turismo gastronómico com uma orientação muito bem definida”, sublinha.
Para tal, explica Rui André, “a Câmara aposta na implementação da ‘carta de qualidade’ (uma espécie de marca distintiva para integrar e valorizar os restaurantes locais), uma vez que, é necessário juntar esforços e entidades, pois apesar de termos os melhores restaurantes e os melhores produtos e matéria-prima, nem sempre é fácil fazer a ponte entre os mesmos”.
“Quero que os restaurantes e também a recente oferta do turismo rural / alojamento local, que conta já com perto de 50 unidades, sejam os verdadeiros embaixadores da oferta gastronómica local”, diz o presidente da Câmara, esclarecendo ainda que, “sendo os restaurantes os ‘consumidores’ destes produtos e criados os circuitos curtos, torna-se novamente interessante a produção agrícola e animal, já que passa a haver um escoamento da produção”.
“Por outro lado, ao se consumir ‘o que a terra dá’, em determinadas alturas do ano, estamos a potenciar o consumo dos alimentos nas suas melhores épocas e a reviver a vida como quando se criavam múltiplas escolhas culinárias com o que existia em cada época do ano”, refere o edil, numa declaração que se enquadra nas linhas da dieta mediterrânica.
Para o autarca que lidera a Câmara monchiquense “cada vez mais, a genuinidade e autenticidade dos territórios é uma arma poderosa de marketing e competitividade, por isso estamos a implementar esta dinâmica desde 2014, altura em que assinamos com os restaurantes locais um compromisso de gerar sinergias e dinâmicas com vista a elevar ainda mais alto este produto que nos diferencia e distingue”.
Rui André remata as ideias expostas ao POSTAL com a convicção de que “a visita hoje desta delegação da AHRESP constitui também um incentivo para continuarmos a construir um caminho de qualidade mas também de capacitação dos actores locais, uma vez que muitos dos nossos restaurantes já são associados deste associação”.