A Câmara de Faro abriu há pouco ao trânsito automóvel a Rua Serpa Pinto, uma das artérias da cidade que foram alvo de requalificação no âmbito do programa municipal Faro Requalifica, destinado a melhorar a condição de circulação de um alargado número de vias dentro dos limites urbanos e nas freguesias do concelho fora dos limites da cidade capital de distrito.
Apesar de ainda não se encontrar com a sinalização horizontal pintada no pavimento “devido à necessidade de a via ser usada durante alguns dias para permitir que a tinta agarre devidamente ao piso”, referiuao POSTAL fonte da autarquia, a artéria do centro de Faro é a partir deste momento uma via utilizável.
Longe dos buracos e irregularidades de pavimento anteriores à intervenção esta via – que liga o Largo de São sebastião ao Largo de São Pedro e permite o acesso ao Quartel da GNR de Faro e à Rua Teófilo Braga – foi também intervencionada pela Fagar numa obra que levou à substituição das condutas que servem os habitantes da rua de água e esgotos.
As passadeiras foram também substituídas deixando de ser pintadas para serem agora desenhadas em pedra evitando assim o seu rápido desgaste e os encargos com a respectiva conservação.
De acordo com a autarquia “a intervenção na Rua Serpa Pinto era absolutamente necessária, pois trata-se de uma das artérias mais centrais e movimentadas da cidade, encontrando-se há longos anos em más condições de circulação”.
A obra representa um investimento de 48.500 euros e incluiu a dignificação do espaço envolvente à Igreja dos Capuchos, situada sensívelmente a meio da extensão desta rua.
Foi realizada a fresagem do pavimento betuminoso existente anteriormente e a aplicação de uma camada de desgaste de betão betuminoso, bem como a substituição das sargetas existentes por sumidouros, por forma a melhorar a drenagem de águas pluviais.
No que concerne à circulação pedonal, foi levada a cabo a reparação dos passeios existentes, bem como a execução de novos passeios em frente à Igreja dos Capuchos.