A Região de Turismo do Algarve lançou a campanha “Conheça a dieta mediterrânica no Algarve”, a decorrer actualmente na imprensa, na rádio e em mupis um pouco por todo o país e também em Espanha.
Trata-se de “um investimento da Região de Turismo do Algarve (RTA) no âmbito da sua corresponsabilização pela salvaguarda deste património português, declarado pela Unesco como património cultural imaterial da Humanidade e que tem em Tavira a sua comunidade representativa”, lê-se na nota de imprensa enviada pela RTA.
“Aproximar os portugueses e os espanhóis e convidá-los a partilhar este património que é a dieta mediterrânica” é um dos objectivos desta campanha que a RTA leva a cabo até ao final do ano, evidencia Desidério Silva, presidente da entidade.
Não se trata apenas de promover a gastronomia, mas também o estilo e o modo de vida próprios dos países mediterrânicos onde se destaca toda a convivialidade em torno da mesa, o consumo moderado do vinho e o da água como principal bebida ao longo do dia, bem como o recurso ao azeite como primeira fonte de gordura ou a utilização de ervas aromáticas como tempero de uma cozinha simples.
Um forte apelo à saúde e ao bem-estar, à celebração e à partilha estão inscritos, assim, nesta campanha que inclui mais de 70 inserções publicitárias em estações de rádio, jornais e revistas de Sevilha, Badajoz e Portugal e ainda em mupis em Coimbra, Lisboa e Porto.
Além desta campanha, a dieta mediterrânica tem merecido promoção pela RTA em festivais gastronómicos, roadshows, em feiras de turismo em locais como Lisboa, Coimbra, Porto e Badajoz e ainda através da edição especial de uma nova brochura que explica em português, inglês e espanhol os dez princípios deste património cultural.
“É importante que os turistas reconheçam que o Algarve é um bom anfitrião e guardião deste património que é a dieta mediterrânica e que nos visitem partilhando o estilo de vida que a própria evidencia e valoriza”, sintetiza Desidério Silva, fazendo jus ao lema da campanha “Dieta Mediterrânica – um património com sabor a Algarve”.
A iniciativa é apoiada pelo QREN no âmbito da candidatura ao PO Algarve 21 – Articular Para Intervir – 2.ª Fase, na componente Dieta Mediterrânica, da qual a Região de Turismo do Algarve é parceira.