O presidente da Câmara de Faro quer que “as obras de conclusão da Variante a Faro sejam concluídas no mais curto espaço de tempo possível”.
A afirmação foi feita ao POSTAL por Rogério Bacalhau, que sublinha que “contactou a Infra-estruturas de Portugal”, responsável pela obra, “no sentido de reforçar a necessidade de conclusão dos trabalhos que estão a gerar constrangimentos de tráfego nos acessos à cidade”.
“Contactámos a Infra-estruturas de Portugal por termos detectado que as obras têm estado praticamente paradas”, entretanto, “já notámos que os trabalhos voltaram a decorrer”, diz o autarca, que não deixa de referir “que a conclusão das obras já se exige face ao tempo decorrido desde a abertura do troço principal da variante”.
Segundo o presidente da autarquia, “a questão tem vários aspectos”. No acesso a Pechão Rogério Bacalhau reconhece que “existiam problemas de maior complexidade que atrasaram os trabalhos, mas que estão agora ultrapassados”, enquanto que no acesso à Rotunda da Avenida Cidade Hayward, “os trabalhos já deviam estar em conclusão”.
Mais complicado será o nó da Estrada de São Brás (EN 2) que o autarca diz estar ainda numa fase inicial de trabalhos e que “será decerto o que será concluído mais tarde”.
Sem se comprometer com prazos, o que o autarca reforça é que “a autarquia está a acompanhar de perto a situação e a fazer a pressão possível junto da entidade competente para a conclusão global da obra”.
Recorde-se que a Variante a Faro abriu ao trânsito o troço principal da via em meados de Agosto.
Obras do Faro Requalifica a todo o gás
Sem problemas nem atrasos estão a decorrer as obras do programa Faro Requalifica em várias ruas da cidade.
Em jeito de balanço o presidente da câmara refere que a Estrada de São Brás – que já está aberta ao trânsito – “deverá ficar concluída a muito breve trecho, com a pintura da sinalização horizontal que só poderá ser feita depois de algum tempo de consolidação do pavimento”.
Na Rua José de Matos os trabalhos “deverão ficar concluídos até ao fim do mês”, sendo que a abertura ao trânsito será antecipada face a esta previsão no troço até ao cruzamento com a Avenida Júlio F. de Almeida Carrapato.
Quanto à Rua da Alfândega, o autarca afirma que “a conclusão está por dias, com o enterramento dos contentores de resíduos já realizada e os trabalhos de calcetamento finais a decorrer”.
A entrar em obras estão os arruamentos de Estoi e a ligação Falfosa / Santa Bárbara de Nexe, assim como os primeiros trabalhos de semaforização da Avenida Calouste Gulbenkian.
Segue-se também em breve a obra no acesso à Conceição de Faro pela Estrada da Penha na entrada daquela localidade.
A avançar está também a ligação da Rua Jornal o Algarve à Rua das Amendoeiras, na Penha, uma obra que à semelhança da que foi realizada na Rua Jornal Correio do Sul (paralela) permitirá concluir os arruamentos naquela zona do bairro farense da Penha.
Requalificação da Avenida Cidade Hayward só mais tarde
Quanto à Avenida Cidade Hayward, entre a rotunda do Hospital e a Rotunda de saída para Olhão, o presidente da Câmara de Faro considera a obra “uma necessidade prioritária”, mas refere que a obra não avançará para já por duas razões: “primeiro porque intervir naquela artéria fundamental sem a conclusão dos trabalhos de acesso à Variante a Faro seria prejudicial ao trânsito” e depois porque “a intervenção será profunda e com um custo a rondar os 200 mil euros, pelo que tentaremos que a obra avance ainda este ano, mas não no curto prazo”.