Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Menu
  • Homepage
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Brand Story
    • Patrocinado
    • Publicidade
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto DR
Economia, Sociedade

Reutilização de água vai permitir regar metade dos campos de golfe do Algarve

Ministro do Ambiente recorda que o Governo tem “vários objetivos”, sendo um deles “encontrar fontes alternativas de água” e, “o mais importante”, aproveitar a água das estações de tratamento de águas residuais

09:20 6 Setembro, 2023 09:27 6 Setembro, 2023 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O ministro do Ambiente congratulou-se por investimentos a realizar em Vilamoura e na Quinta do Lago, permitirem ajudar a regar até 2026 com águas reutilizadas quase metade dos campos de golfe da região.

“Com estes 8,0 hectómetros cúbicos conseguiremos regar metade dos campos de golfe do Algarve”, congratulou-se o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, que assistiu à apresentação feita pela Águas do Algarve de dois projetos em curso.

O responsável governamental recordou que o executivo, para o setor hídrico, tem “vários objetivos”, sendo um deles “encontrar fontes alternativas de água” e, “o mais importante”, aproveitar a água das estações de tratamento de águas residuais (ETAR).

A entidade gestora responsável pelo sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Algarve prevê um investimento global de 23 milhões de euros até 2025, estimando-se um incremento de 1,4 para 8,0 hectómetros cúbicos por ano, destinando-se 71% à utilização pelos campos de golfe.

“Nós temos neste momento 2,0 hectómetros cúbicos que utilizamos no Algarve”, disse Duarte Cordeiro, acrescentando que “o objetivo é multiplicar por quatro” até 2026.

A Águas do Algarve avançou esta terça-feira com dois projetos de investimento com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em Vilamoura e na Quinta do Lago, ambos no concelho de Loulé, para construir as infraestruturas de elevação e adução de água para reutilizar.

Em Vilamoura está previsto, nesta fase, um investimento de 12 milhões de euros para concluir até 2025 cerca de 12 quilómetros de tubagem até à ETAR da estância balnear, para a rega de cinco campos de golfe (Old Course, Pinhal, Laguna, Millenium, Victoria) e rega de espaços verdes, entre outros.

Na Quinta do Lago, o investimento ascende a 2,7 milhões de euros, também para concluir em 2025 a ampliação do sistema de adução para mais três campos de golfe – Quinta do Lago Norte, Quinta do Lago Sul e Pinheiros Altos -, entre outros.

“Há aqui grande parte do objetivo que temos estabelecido para aproveitar a água reciclada”, referiu o ministro do Ambiente, recordando ainda o lançamento dos estudos de impacto ambiental em curso para os projetos de construção de uma dessassilinadora no concelho de Albufeira, assim como a ligação ao Pomarão (transvase de água do Guadiana à barragem de Odeleite).

O Governo destinou 200 milhões de euros do PRR, financiado pela chamada ‘bazuca’ europeia, para projetos de melhoria da eficiência hídrica e em processos de adaptação à seca no Algarve, entre os quais estão estes projetos.

“Em paralelo, temos que conseguir ter uma atitude de fiscalização forte [contra a má utilização e desperdício da água], enquanto estes investimentos não começam a produzir resultados”, disse Duarte Cordeiro.

Sobre o projeto de construção de mais uma barragem no Algarve, na ribeira da Foupana, o ministro foi perentório: “Para já, aquilo que é um compromisso é [realizar] um estudo”.

Segundo números avançados por Duarte Cordeiro “o consumo global de água no Algarve diminuiu [até agosto] face ao ano passado em cerca de 5,0 hectómetros, para o qual contribuiu o consumo total agrícola e urbano”.

“Eu acho que estamos todos a trabalhar e podemos trabalhar melhor. Todos temos consciência de que temos muito ainda trabalho a fazer de sensibilização das pessoas e todos podemos conseguir ainda mais resultados com esta sensibilização”.

Leia também: Governo vai ter ‘mão dura’ para atitudes irresponsáveis na gestão e consumo de água

Últimas

  • Oktoberfest está a chegar a Porches e promete um litro de cerveja de oferta
    Oktoberfest está a chegar a Porches e promete um litro de cerveja de oferta
  • Professor de Portimão recorda quando escreveu no quadro: ”Ninguém vai chumbar a Filosofia”
    Professor de Portimão recorda quando escreveu no quadro: ”Ninguém vai chumbar a Filosofia”
  • Marina de Vilamoura eleita “Melhor Marina Internacional” em 2023
    Marina de Vilamoura eleita “Melhor Marina Internacional” em 2023
  • Portimão assinala Dia Mundial do Turismo em prol da sustentabilidade do setor
    Portimão assinala Dia Mundial do Turismo em prol da sustentabilidade do setor
  • Tem crédito ou renda para pagar? O que esperar dos apoios que o Governo vai aprovar
    Tem crédito ou renda para pagar? O que esperar dos apoios que o Governo vai aprovar

Opinião

  • Leitura da Semana: O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury | Por Paulo Serra
  • Meio século depois, a desigualdade galopante | Por Mendes Bota
    Meio século depois, a desigualdade galopante | Por Mendes Bota
  • Falta habitação. É preciso políticas de construção a preços controlados | Por Elidérico Viegas
    Falta habitação. É preciso políticas de construção a preços controlados | Por Elidérico Viegas

Europe Direct Algarve

  • Ciclo de debates ‘EUropa no centro’ chega ao Mar Shopping Algarve
    Ciclo de debates ‘EUropa no centro’ chega ao Mar Shopping Algarve
  • Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
    Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
Há um novo POSTAL no Algarve nas bancas com o EXPRESSO. Faça a sua assinatura! 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve