Apaixonados pelo que é do Algarve e por Portugal, surge o mais recente restaurante de Tavira – “Ai Mãe”. Este restaurante, que só funciona aos jantares de segunda a sábado, fica situado mesmo no centro de Tavira com uma esplanada a olhar para o Rio Gilão.
O “Ai Mãe” veio com o seu conceito criar o trocadilho: From Algarve to table, que pretende ir ao encontro de uma das tendências atuais da gastronomia: From farm-to-table. Já considerado um dos pilares da cozinha moderna, este conceito de from farm to table – vem resgatar uma tradição antiga: sabores frecos. Assim, o “Ai Mãe” entra neste movimento social, que promove o serviço de comida local em restaurantes, com preferencia pela aquisição direta ao produtor.
A gerência do restaurante considera que “é no Algarve que estão os melhores peixes e mariscos do mundo e que também o clima produz legumes e frutas com uma qualidade de excelência e um tempero único desde a salicórnia à flor de sal”. Assim, “a carta ‘Ai Mãe’ foi cuidadosamente desenvolvida para trazer à mesa o máximo desses produtos locais e da tradição algarvia com um requinte da cozinha moderna: desde as ostras, ao atum, choco, lingueirão, polvo, passando por um prato de filete de robalo acompanhado com uma açorda de carabineiro, este restaurante pretende equilibrar a sua carta, não muito extensa, com várias entradas para partilhar, quatro pratos de peixe e quatro pratos de carne: onde é possível encontrar um magrê de pato com molho de cereja e um Entrecôte Black Angus”.
As sobremesas, todas desenvolvidas no restaurante, também são uma perdição. Na escolha da carta de vinhos, houve um interesse também por preservar o que é nosso, procurando muito dar a conhecer vinhos diferentes, com uma boa qualidade preço e apenas portugueses, com referencias desde o Douro ao Alentejo e claro está: Algarve. E ainda um vinho que apesar de as vinhas serem no Douro, o produtor é da cidade – Tavira.
A equipa do “Ai Mãe” é constituída por quatro pessoas que já haviam trabalhado juntas, pelo que o know how e o empenho com que entraram nesta aventura que lhes foi proposta – foi total.
O nome: “Ai Mãe” foi aquilo que mais se ouviu quando se soube que este projeto ia surgir. E o nome já tinha sido escolhido. Apenas se confirmou que estava certo.
“Ai Mãe” é uma expressão também muito usada, principalmente no sul do país, e que expressa muitos sentimentos: alegria, entusiasmo, euforia, … e na verdade é mesmo isso: uma mistura de sentimentos e sensações que se quer provocar com este projeto – e todos eles bons. Assim, e quase ao mesmo tempo que nasceu o nome “Ai Mãe” definiu-se a sua missão: Celebrar à mesa momentos únicos de felicidade e de partilha entre famílias e amigos, com um serviço de excelência.