A Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA) vai associar-se à comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se assinala a 2 de fevereiro, e promove uma manhã recheada de iniciativas. A influência destas zonas no bem-estar humano dá o mote à campanha deste ano.
O Dia Mundial das Zonas Húmidas é comemorado todos os anos, com o objetivo de aumentar a consciencialização acerca destas zonas.
Nesse âmbito, a Comissão de Cogestão da RNSCMVRSA, na qual a Comunidade Intermunicipal do Algarve participa, promove na manhã do próximo dia 2 de fevereiro um conjunto de atividades sob o lema “Zonas Húmidas: A sua importância na Biodiversidade, Alimentação e Saúde”.
Será possível assistir a diferentes palestras, também haverá uma prova de sal, a apresentação oficial da APP Lost Stories, Folklore & History e, a terminar o programa, a libertação de uma ave.
As atividades vão decorrer na Sede da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e são gratuitas.
Uma das principais mensagens da campanha deste ano é a de que o bem-estar humano está, irrevogavelmente, ligado ao estado das zonas húmidas do mundo.
“Dependemos desses ecossistemas que sustentam a vida, mas eles devem ser saudáveis se quisermos que continuem a fornecer-nos água e alimentos, a suportar a biodiversidade, a proporcionar meios de subsistência, a proteger-nos contra fenómenos meteorológicos extremos e a mitigar as alterações climáticas”, afirma a AMAL em comunicado.
Este dia, 2 de fevereiro, marca também o aniversário da Convenção sobre as Zonas Húmidas, adotada como tratado internacional em 1971.
Leia também: Centro de Interpretação da Reserva do Sapal de Castro Marim e VRSA inaugura exposição imersiva