A Câmara de Faro parece ter ultrapassado os entraves à requalificação do Largo das Mouras Velhas, junto ao Teatro Lethes, em pleno coração da cidade. A informação é avançada pela própria autarquia que afirma assim ter posto fim a “um problema que persistia há mais de 13 anos”.
A autarquia liderada por Rogério Bacalhau resolveu “a contento da população” um impasse com o consórcio que é responsável pelo parque de estacionamento da Pontinha e que implicou a redução do objecto do contrato de concessão com a CPE/Teixeira Duarte, que previa inicialmente também a construção do parque de estacionamento subterrâneo do Largo das Mouras Velhas.
Devido a ser considerado “inviável económica e financeiramente” o projecto do parque de estacionamento subterrâneo neste local é abandonado e em sua substituição surgirá um novo Largo das Mouras Velhas, com uma bolsa de estacionamento gratuito, arranjos paisagístico e urbanístico e repavimentação do piso rodoviário, num a obra orçada em 309 mil euros.
Além do Largo das Mouras Velhas as obras abrangem ainda a Rua de Portugal na zona fronteira ao Teatro Lethes e à Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa.
A requalificação recuperará e reordenará as zonas de circulação automóvel e pedonal, ao mesmo tempo que cria uma zona de lazer com bancos, papeleiras e rampas de acessibilidade. Serão ainda intervencionadas as infra-estruturas e a iluminação pública que passará a ser LED.
A autarquia aprovou a intervenção com os votos da coligação no poder e a abstenção da oposição, revela a nota de imprensa da Câmara.
Recorde-se que parque de estacionamento subterrâneo previsto para o Largo das Mouras Velhas previa a criação de 224 lugares de parqueamento.