Poucos foram os portugueses que não ficaram espantados quando conheceram a história de Rita Piçarra, a mulher que se reformou aos 44 anos. A portuguesa com agora 45 anos de idade nasceu numa família humilde, trabalhou na Deloitte e foi diretora financeira da Microsoft Portugal. Hoje, reformada há um ano, Rita Piçarra dedica-se à família e ao seu bem estar. Passa os dias a fazer surf, skate e privilegia os momentos com o marido e a filha.
A idade da reforma em Portugal está fixada nos 66 anos e quatro meses, mas a expectativa é de que a idade para pedir a reforma aumente no próximo ano. É precisamente por isso que muito é o espanto quando se ouve a portuguesa Rita Piçarra dizer que se reformou aos 44 anos.
A gestora financeira diz que se “reformou”, mas não recebe reforma da Segurança Social. Deixou apenas de depender do salário que a empresa lhe pagava ao fim do mês e passou a viver dos rendimentos dos ativos mobiliários e imobiliários.
Em entrevista ao podcast do Expresso, O CEO é o Limite, Rita Piçarra explicou que a reforma precoce foi o resultado de muito trabalho, muitas poupanças e investimentos. Durante mais de 20 anos, Rita enfrentou extremos, assumiu vários cargos, passou por cinco países em seis cidades diferentes e culminou na posição de diretora financeira da Microsoft Portugal.
Começou por trabalhar no mundo da auditoria, uma vez que esse foi o curso que tirou na universidade, mas os 18 anos de trabalho na Microsoft Portugal fizeram-na voar para para cargos maiores, chegando a tornar-se diretora financeira desta grande empresa. A morte prematura dos pais fez Rita repensar o significado do trabalho e da carreira.
Foi por isso que decidiu trabalhar arduamente para que conseguisse alcançar a sua independência financeira relativamente cedo. Agora, reformada há um ano, já não é num escritório que poderá encontrar Rita Piçarra. O mais certo é encontrá-la na praia de Carcavelos ou na Costa da Caparica a fazer surf. Quando não está na praia, a prioridade é o marido e a filha. “Estou a viver a minha segunda vida”, revela à CNN Portugal.
Leia também: Esta ilha portuguesa é a mais isolada da Europa e tem duas vezes mais vacas que habitantes