O socorro nas praias do concelho de Tavira foi reforçado este Verão com a atribuição, por parte do Instituto Nacional de Emergência Médica, de dois equipamentos de desfibrilhação automática externa (DAE) à equipa de Bombeiros Municipais de Tavira.
Até ao próximo dia 7 de Setembro está disponível, 24 horas por dia, uma equipa para prestar assistência a eventuais vítimas nas Ilha de Tavira, Terra Estreita, Barril e Cabanas.
De acordo com dados do INEM, os “DAE disponíveis em ambulâncias do INEM, dos Bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa foram utilizados 4.558 vezes, durante o ano de 2013. Destas utilizações, em 532 casos o aparelho recomendou a administração de choque eléctrico, sendo que 447 vítimas foram transportadas para uma Unidade Hospitalar com sinais de circulação espontânea”. A utilização dos desfibrilhadores traduziu-se, assim, num número significativo de vidas salvas no próprio local da ocorrência, com recurso ao Suporte Básico de Vida e à utilização de DAE por equipas de tripulantes de ambulância.
O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de eléctrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar, ou não, um choque eléctrico. Este equipamento regista som, electrocardiograma, fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados e indica o choque, ou não, segundo o algoritmo pré-definido.