Um estudo recente publicado na revista científica Circulation aponta que apenas cinco minutos de atividade física intensa por dia podem ter um impacto significativo na redução da pressão arterial. O artigo, que envolveu a análise de mais de 15 mil pessoas, sugere que incorporar exercícios como caminhada rápida ou ciclismo no quotidiano é uma estratégia simples, mas eficaz, para melhorar a saúde cardiovascular.
“Juntar alguns minutos de atividade física de alta intensidade, como caminhada rápida ou ciclismo, às suas rotinas diárias pode fazer a diferença nos níveis de pressão arterial,” afirma Jo Blodgett, uma das autoras do estudo. Segundo Blodgett, para quem é sedentário, até cinco minutos de exercício diário já proporcionam benefícios mensuráveis, um dado que reforça o poder de pequenas mudanças nas rotinas de quem passa grande parte do dia sem atividade física.
Pequenas ações, grandes resultados
Além dos cinco minutos recomendados, os dados revelam que o aumento para 10 ou 20 minutos de exercício intensivo diário potencia ainda mais a redução dos níveis de pressão arterial. “O estudo deixa algumas informações muito detalhadas sobre o facto de que, embora a maioria das pessoas esteja relativamente inativa durante a maior parte do dia, mesmo pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença,” explica Blodgett.
A investigação sublinha também que a intensidade da atividade desempenha um papel importante. Exercícios de alta intensidade, ainda que breves, mostram-se mais eficazes para a saúde cardiovascular do que as atividades moderadas, especialmente para quem lida com uma rotina sedentária. Para esses indivíduos, o estudo aconselha que experimentem “aumentar esse número em cinco minutos por dia”.
Uma estratégia realista e acessível
Com as exigências do dia a dia, é comum ouvir que faltam tempo e motivação para praticar desporto, mas esta nova perspetiva mostra que não é necessário dedicar uma hora inteira ao exercício para sentir os seus benefícios. O impacto positivo de meros cinco minutos de atividade intensa está agora cientificamente comprovado, e a recomendação vem ao encontro das necessidades de quem tem agendas apertadas, mas pretende cuidar da saúde.
Para começar, bastam alguns minutos de caminhada acelerada no trajeto para o trabalho ou uma breve sessão de pedalada intensa. A consistência destas pequenas mudanças pode traduzir-se numa melhoria significativa nos níveis de pressão arterial, contribuindo para a saúde a longo prazo.
Este estudo, ao lançar luz sobre a influência da atividade física mesmo em doses mínimas, reforça a ideia de que qualquer movimento conta. Para quem procura motivação para uma vida mais ativa, a evidência de que pequenos esforços podem ter resultados palpáveis na saúde cardiovascular é certamente um estímulo para começar.
Leia também: O calendário do advento mais original está no Lidl e custa apenas 12€