A autarquia tavirense adjudicou a empreitada de alargamento da rede pedonal e ciclável entre Conceição e Cabanas de Tavira, pelo valor base de cerca de 192 mil e 321 euros.
Os trabalhos incidem em dois troços distintos e contemplam a criação de ciclovias e passeios, reorganização rodoviária, beneficiação das redes de drenagem de águas pluviais, bem como de infraestruturas eléctricas e telecomunicações.
O primeiro troço, na zona da Conceição, abrange a Rua da Estação, que possibilita o acesso ao apeadeiro ferroviário, a partir da Rua da Nossa Senhora da Conceição. O segundo desenvolve-se para sul até ao cruzamento da Rua Capitão Jorge Ribeiro com a Rua da Nora Branca, em Cabanas.
A intervenção proposta para o troço a norte da linha de caminho de ferro pretende melhorar as condições de acessibilidade pedonal, dando continuidade ao passeio do lado norte do arruamento, tendo para tal que se abater as árvores existentes, para além de dar continuidade à pista ciclável até ao apeadeiro e de reforçar o acesso pedonal com as urbanizações localizadas a norte.
A obra tem ainda o objectivo de melhorar a circulação e estacionamento automóvel, por meio da pavimentação diferenciada e delimitação das faixas, introduzir a rede de drenagem de águas pluviais, melhorar a rede de iluminação pública e enterrar infraestruturas eléctricas e de telecomunicações.
A ribeira da Canada e a Rua Charles Bonnet
No segundo troço pretende-se criar passeios na zona em torno da ribeira da Canada e estabelecer a ligação à ciclovia ao longo da Rua Charles Bonnet.
Entre a passagem pedonal / ciclável sobre a ribeira da Canada e o acesso a Perogil é proposto o reperfilamento da rodovia, através da criação de uma rotunda e de acessos interiores para os autocarros. Serão criados passeios e passadeiras, será relocalizada a paragem de autocarro e melhoradas as infraestruturas eléctricas e de telecomunicações.
A obra, com um prazo estimado de execução de seis meses, visa tirar partido das estruturas pedonais e cicláveis já existentes numa estrutura mais alargada.