A ALGAR assinou ontem, segunda-feira, um protocolo de cooperação com o Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve (BACF) no âmbito de um projecto de “Hortas Solidárias” que nasceu de uma parceria entre a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e o Ministério da Justiça, através da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
“O objectivo do projecto é dar competências aos reclusos do instituto de reinserção social, neste caso, pertencentes ao estabelecimento prisional de Faro e Olhão, e aproveitar terrenos agrícolas não utilizados mas com potencial produtivo. Como no Algarve nenhum dos estabelecimentos prisionais têm terrenos agrícolas, o projecto será desenvolvido nos terrenos do Ministério da Agricultura no Patacão (Faro)”, explica a ALGAR em nota de imprensa.
Para a plantação das hortícolas, ao abrigo do referido protocolo, o BACF irá contar com a oferta do composto Nutriverde® produzido pela ALGAR a partir da valorização dos resíduos verdes, um produto 100% natural, ideal para utilização como fertilizante orgânico e ou substrato.
O projecto Horta Solidária visa ainda “a produção de bens agrícolas para posterior distribuição pelas populações desfavorecidas, no âmbito da acção social dos Bancos Alimentares Contra a Fome, por intermédio das instituições que com eles têm acordo de cooperação celebrado”, acrescenta.
O que é o Nutriverde®
É um correctivo agrícola orgânico produzido através de um processo de compostagem de resíduos verdes provenientes da manutenção de jardins e da agricultura. É um produto certificado como factor de produção em agricultura biológica. Poderá ser utilizado como fertilizante na agricultura e na jardinagem e/ou como substrato na produção de plantas. A sua aquisição pode ser efectuada directamente nas instalações da ALGAR (linha verde 800 203 251).
Sobre a ALGAR
A ALGAR é responsável pela recepção, transferência, tratamento e valorização dos resíduos produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.