O subsídio de apoio ao cuidador informal vai sofrer um aumento a partir de janeiro de 2025, subindo 50,93 euros para um total de 560,19 euros. Esta atualização, agora publicada em Diário da República, corresponde a um incremento de 1 IAS (Indexante dos Apoios Sociais) para 1,1 IAS, concretizando assim o aumento dos atuais 509,26 euros para o novo valor.
Esta medida, aprovada pela portaria assinada pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, vem no seguimento de uma estratégia do Governo que visa “valorizar e apoiar o papel do cuidador”, conforme consta no documento oficial.
A atualização do subsídio de apoio ao cuidador informal responde ao compromisso do Governo em assegurar condições dignas para os cuidadores informais, que desempenham um papel crucial no suporte a cidadãos vulneráveis, permitindo que estes permaneçam no seu ambiente familiar e comunitário o maior tempo possível. O Executivo sublinha ainda que esta decisão faz parte de uma “estratégia mais ampla de promoção da longevidade e da desinstitucionalização” ao proporcionar um subsídio que visa reduzir a pressão económica sobre os cuidadores e incentivá-los a manter os cuidados no seio familiar.
Com o reforço deste apoio, o Governo salienta a importância da proteção social e o apoio ao bem-estar das famílias, contribuindo para criar condições que favoreçam a continuidade dos cuidados informais e, por conseguinte, uma vida mais digna e segura para os cidadãos mais vulneráveis.
Leia também: O calendário do advento mais original está no Lidl e custa apenas 12€