Uma nova acção gratuita de rastreio do cancro de pele e outras doenças dermatológicas vai ter lugar nos próximos dias 2 e 3 de Outubro. As consultas serão prestadas por uma dermatologista que, a título voluntário, tem promovido esta iniciativa autárquica.
No dia 2 de Outubro (quinta-feira), as consultas decorrerão em Odeleite (no edifício da Junta de Freguesia, entre as 9.30 e as 12.30 horas) e no Azinhal (na Unidade de Cuidados Continuados, entre as 14 e as 17.30). No dia 3 (quinta-feira), o rastreio terá lugar em Altura (antiga Escola Primária, entre as 9.30 e as 12.30) e em Castro Marim (na Biblioteca Municipal, entre as 14 e as 17.30 horas). Os interessados devem inscrever-se no Gabinete de Apoio ao Presidência da Câmara de Castro Marim, através dos números 281 510 754 ou 297 246 386.
A última acção decorreu no mês de Maio e rastreou cerca de 250 pessoas, tendo sido diagnosticadas várias doenças de pele, agora medicadas e orientadas. À semelhança do que aconteceu no último rastreio, as lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) detectadas serão tratadas no local com azoto líquido, ao passo que eventuais lesões tumorais serão encaminhadas com urgência para o Centro Hospitalar do Algarve.
Além do rastreio, esta iniciativa visa também informar e sensibilizar a população para os cuidados a ter na exposição solar.
O presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, sublinha a importância deste tipo de iniciativas, “graças aos rastreios conseguimos detectar cancros em fases iniciais o que facilita muito o tratamento destas doenças malignas”.
O autarca aproveita ainda para agradecer publicamente a “prestimosa, voluntária e competente colaboração da médica dermatologista Manuela Aguiar e da enfermeira Cristina Macedo”.