A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) identificou uma “falha técnica” no radar localizado na EN234, no Lugar dos Valinhos, município de Nelas, que registou uma velocidade de 193 km/h num veículo pesado de mercadorias, velocidade impossível de alcançar, avança o Correio da Manhã.
Este radar faz parte dos 37 novos dispositivos instalados em todo o país, que entraram em funcionamento a partir de 1 de setembro.
A ANSR esclareceu ao CM, “ter havido problemas pontuais num desses radares, com origem numa falha técnica já resolvida, pelo que os autos de contraordenação daí resultantes estão a ser arquivados”.
Quanto à fiabilidade do sistema, que inclui um total de 98 dispositivos de controlo de velocidade, a ANSR sublinhou que estes dispositivos são utilizados em mais de 10 outros países e que “os problemas pontuais detectados em apenas um desses radares obrigaram à revisão de todos os radares instalados em condições semelhantes. Não foram detectados mais problemas”.
Há ainda o caso do novo radar instalado na EN109, perto da Figueira da Foz. Este radar já apanhou condutores de pesados de mercadorias a circular entre os 130 e os 150 km/h, velocidade que não é possível que seja atingida por estes veículos.
A rede de novos radares instalados permitiu um aumento no número de veículos fiscalizados, atingindo um total de 19,6 milhões em setembro. Foram registadas 112.744 infrações, que resultaram em pelo menos 6,7 milhões de euros em multas, considerando o valor mínimo das multas por excesso de velocidade, que é de 60 euros.
No primeiro semestre, os 61 radares já existentes renderam cerca de 24 milhões de euros em multas, o que significa que os 37 novos dispositivos precisam de apenas quatro meses para atingirem o mesmo valor.
Os dados do primeiro mês de funcionamento dos novos radares mostram uma significativa redução na velocidade dos veículos em circulação e uma ausência de acidentes rodoviários graves. Neste momento há zero mortes e zero feridos graves a registar.
Leia também: Radares com falhas? Camião apanhado a 193 km/h numa nacional