Uma vida saudável está assente em alguns alicerces fundamentais. Um deles consiste em manter uma atividade física regular, cerca de 3 vezes por semana. O hábito de beber água (os 2 litros que os especialistas recomendam) também é fundamental para hidratar o corpo. Outro alicerce está em dormir bem (idealmente, 8 horas por noite) para se poder descansar. Naturalmente, um dos alicerces fundamentais para uma vida saudável está na alimentação. Aliás, os alimentos que se escolhem para a dieta diária têm um papel fundamental na saúde, mas também no peso que se apresenta.
Quem pretende perder peso, deve valorizar os alicerces mencionados e escolher os alimentos mais indicados para conseguir alcançar esse objetivo.
15 alimentos que ajudam a emagrecer
Quem pretende perder peso, deve ter em consideração que não há milagres. Para emagrecer sem prejudicarmos a saúde, temos de seguir uma dieta equilibrada.
Valorizar os alicerces acima mencionados para uma vida saudável é fundamental. No entanto, selecionar determinados alimentos, pode ajudar a que a perda de peso surja mais rapidamente. Eis alguns dos alimentos que ajudam a emagrecer de forma equilibrada.
1. Brócolos
Este alimento revela-se uma ótima fonte de fibra e de cálcio. Os brócolos também apresentam muita água na sua composição. Sempre que são cozidos e temperados com um fio de azeite, revelam-se um acompanhamento muito saboroso.
2. Ervilhas
Nem todos apreciam o sabor das ervilhas, embora haja quem adore devorá-las. Este alimento deve ser incluído numa dieta equilibrada, porque apresenta características bastante benéficas.
As ervilhas são um dos alimentos que ajuda a emagrecer, porque promovem a saciedade em quem as come. Logo, não há abusos alimentares. Além disso, as ervilhas são uma excelente fonte de fibra solúvel e possuem vitaminas, minerais e proteína.
3. Alface
Este alimento apresenta somente 140 calorias por 1 kg. Naturalmente, a alface facilmente integra uma dieta equilibrada. A alface romana é um dos alimentos que ajuda a emagrecer, porque apresenta uma grande riqueza nutricional.
Esta é uma fonte rica em vitaminas B, ácido fólico e magnésio. O consumo regular deste alimento ajuda a regular o açúcar no sangue e auxilia o sistema imunológico a funcionar adequadamente.
4. Repolho
Este alimento representa uma boa fonte de antioxidantes. O repolho é um dos alimentos que ajuda a emagrecer e também se revela um precioso aliado do sistema imunitário. Ele pode ser adicionado a uma salada, que também pode ser enriquecida com maçãs e um pouco de nozes. Desta forma, consegue-se fazer uma refeição saborosa e saciante.
5. Couve-flor
Este alimento é rico em fitonutrientes, como acontece com outros vegetais cruciferos. A couve-flor é um dos alimentos que ajuda a emagrecer e que deve integrar na sua dieta, porque se trata de uma fonte rica em vitamina C e folato.
A couve-flor pode ser comida crua em vinagrete, em pickles ou levemente vaporizada, possibilidade que permite maximizar o poder antioxidante deste alimento.
6. Abacate
Este fruto é rico em gorduras monoinsaturadas. Esta característica do abacate promove a saciedade em quem come este alimento, além de se revelar bastante benéfico para a saúde do coração.
O facto de ser um alimento rico em fibras e nutrientes também torna o abacate num dos alimentos que ajuda a emagrecer e que deve integrar na sua dieta.
7. Pepino
Este alimento contém uma concentração elevada de água. Mais precisamente, 96,7% do pepino é água. Desta forma, percebe-se que este seja um dos alimentos que ajuda a emagrecer. O pepino pode integrar facilmente as refeições, nomeadamente uma salada, um acompanhamento ou um prato principal.
8. Rabanetes
A riqueza em potássio, ácido fólico, antioxidantes e compostos de enxofre ajuda a comprovar que os rabanetes são alimentos bastante saudáveis, que ajudam na digestão.
Os topos verdes frágeis dos rabanetes contêm seis vezes mais vitamina C e cálcio do que as raízes deste alimento. Os rabanetes podem ser cortados em fatias finas e enriquecer uma salada verde fresca e apetitosa. Desta forma, serve-se uma refeição leve e saudável.
9. Aipo
Este alimento é basicamente composto por água. Tem apenas 6 calorias por haste. Por isso, o aipo é um dos alimentos que ajuda a emagrecer. As calorias reduzidas do aipo são uma qualidade ímpar deste alimento que consegue manter-nos saciados por muito tempo devido à sua riqueza em fibra.
10. Bananas
Este alimento é doce e algo calórico. No entanto, apesar das calorias, as bananas apresentam uma viscosidade que intensifica a sensação de saciedade. Desta forma, quem come bananas aguenta mais tempo sem comer.
11. Canela
Este alimento pode ser adicionado a frutas, iogurtes e sobremesas. Esta especiaria reduz os níveis de colesterol e a pressão arterial. A canela tem uma capacidade de potenciar a atividade da insulina no organismo, revelando-se um alimento bastante útil, porque promove a redução dos níveis de açúcar no sangue, após as refeições.
12. Pimentos Verdes ou Vermelhos
Apesar de parecerem ser muito densos, os pimentos são bons amigos de quem quer perder peso. Na composição dos pimentos, há uma abundância de água (cerca de 92%). A riqueza em antioxidantes é outra qualidade dos pimentos.
Os pimentos assados ou comidos com sardinhas são muito apreciados pelos portugueses. Eles podem ser servidos como acompanhamento. Podem acompanhar um frango grelhado numa refeição saudável ou serem integrados numa sande apetitosa.
13. Aveia
Este alimento ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. A aveia ajuda a regular os níveis de glicemia devido à quantidade residual de açúcares que apresenta.
Este cereal também gera saciedade, pois a aveia apresenta grande riqueza em fibra e em proteína (cerca de 13%). A aveia apresenta ainda grande riqueza em vitaminas e minerais, nomeadamente B1, B3, E, folato, fósforo, ferro, magnésio e zinco.
14. Ovo
Comer ovos gera grande saciedade. O ovo contém proteínas de elevada qualidade. Além disso, este alimento revela um fantástico equilíbrio de aminoácidos. A riqueza do ovo em vitaminas e minerais como A, D, K, B2, B12, folato, selénio, zinco e iodo tornam o alimento particularmente valioso.
15. Espinafre
A riqueza em fibras permite ao espinafre aumentar o metabolismo. Este alimento também fomenta a sensação de estar cheio durante horas. O espinafre é uma boa fonte de vitaminas, minerais e algumas proteínas.
Este é um dos alimentos que ajuda a emagrecer, pois ele acelera o metabolismo rapidamente. Por isso, há quem o adicione às saladas ou até a um batido matinal. O Popeye ficava mais forte com espinafres. Por alguma razão será…
Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno