Ressonar é um problema comum que afeta a qualidade do sono, tanto de quem sofre com o problema como de quem partilha o quarto. O ruído noturno, frequentemente causado pela obstrução das vias respiratórias, está associado a fatores como o excesso de peso, a anatomia das vias aéreas, alergias e consumo de álcool. Esta perturbação do sono pode provocar sonolência diurna, falta de energia e até problemas de memória.
Para ajudar a reduzir os episódios de ressonar, existe uma técnica ancestral japonesa que, segundo o especialista Takashi Ashaishi, da medicina alternativa nipónica, pode ser eficaz. A técnica concentra-se no fortalecimento dos músculos da garganta e da língua, responsáveis pela passagem de ar. Ao praticar estes exercícios regularmente, é possível reduzir o problema, favorecendo uma noite de sono mais tranquila.
Passos da técnica japonesa para reduzir o ressonar:
- Inclinação da cabeça: Levante a cabeça num ângulo de 45 graus, de forma a ativar os músculos do pescoço e garganta.
- Movimento circular da língua: Movimente a língua ao redor da boca, passando pelos dentes e gengivas, completando 20 círculos num sentido e outros 20 no sentido oposto. Este movimento ajuda a tonificar a musculatura da língua.
- Projeção da língua para fora: Com a cabeça ainda inclinada a 45 graus, mova a língua para fora e para dentro da boca 10 vezes. Este exercício auxilia a aumentar o controlo e a força muscular, o que pode reduzir o ressonar.
Segundo Ashaishi, citado pelo iol, praticar esta técnica diariamente, antes de dormir, pode fazer uma diferença notável ao longo do tempo. Contudo, os especialistas aconselham sempre que se consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento alternativo, especialmente no caso de sintomas de apneia do sono, uma condição mais grave que exige atenção médica.
Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno