O programa comemorativo do centenário de Quarteira arrancou no dia 13 e decorre até 12 de Abril de 2017 e vai apresentar várias acções subordinadas ao tema “Da História à Contemporaneidade – construindo o território e religando pessoas”, numa iniciativa promovida pela Câmara de Loulé, em parceria com a Junta de Freguesia de Quarteira, e com o forte envolvimento da sociedade civil.
Apesar de o programa ainda não estar fechado, de entre as acções a realizar ao longo de 2016/2017 destacam-se os “Laboratórios da Memória”, espaços de partilha e de afectos, “Nós ao Espelho”, um programa de exposições temáticas, “O Longe é Aqui”, com a participação de músicos de fora a trabalhar com artistas de Quarteira, “Dar Cor à freguesia”, com um programa de arte urbana com os artistas locais, “Sou do bairro e convido-te a…”, programa de intersecção entre as artes e os bairros sociais que permitirá visitas aos bairros e uma maior integração dos mesmos na comunidade.
Os objectivos gerais deste programa passam por aprofundar o conhecimento da história local, perspectivar o futuro de Quarteira e homenagear os quarteirenses que, ao longo de um século, construíram o território.
Segundo Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, este programa “é um forte contributo para que as pessoas em Quarteira sintam que estão num município que é coeso, que não deixa ninguém para trás”.
“Queremos mostrar à população o que significa os 100 anos da freguesia. Achámos que não fazia sentido fazer um dia de festa, e que seria importante termos muitas mais intervenções e procurar alguns nichos da sociedade para tentar demonstrar o que realmente é Quarteira. Grande parte da população não sabe o significado desta data por isso não faria sentido um evento pontual”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto. Para este autarca local, “vai ser um ano muito interessante e com uma quantidade de eventos que vão demonstrar aquilo que foi, é e que pode vir a ser a freguesia”.
Quarteira conta actualmente com mais de 25 mil habitantes e é a mais populosa do concelho de Loulé e com o maior número de jovens.