As vendas de carros elétricos na Europa têm registado um abrandamento em vários países, com alguns mercados a registarem quedas de 15% a 10% até abril. Contudo, há exceções que desafiam esta tendência. Entre as várias causas apontadas para esta desaceleração, uma destaca-se: o custo do carregamento do carro elétrico em casa.
Diferenças de Custo na Europa
O custo de carregar um carro elétrico em casa varia significativamente entre os países europeus, sendo influenciado pelo modelo do carro, o local e o método de carregamento. Segundo uma investigação da Switcher Car Insurance, a Alemanha é o país mais caro para carregar carros elétricos em casa, com um custo de 23,57 euros por carregamento completo. Para percorrer 100 km, os alemães gastam 7,06 euros.
Carregar Carros Elétricos: Um Fardo Financeiro?
Em 2023, foram registados mais de 10.000 novos carros elétricos na Irlanda, mas este ano as vendas estão a desacelerar. Apesar dos subsídios para a compra, incentivos fiscais e subvenções que incentivam a adoção de carros elétricos, a Irlanda é o segundo país mais caro para carregar um carro elétrico, com um custo de 22,25 euros por uma carga completa e 6,66 euros por 100 km.
Ao contrário de outros países, a Bélgica registou um aumento de 48% nas vendas de viaturas elétricas em 2024, totalizando mais de 40.400 unidades até abril. No entanto, a Bélgica é o terceiro país mais caro da Europa para carregar carros elétricos, com um carregamento doméstico a custar 22,15 euros e 6,63 euros por 100 km.
Portugal na Lista
Portugal também figura nesta lista, situando-se próximo do meio da tabela. O custo de um carregamento completo em Portugal é de 13,48 euros, enquanto para percorrer 100 km o custo é de 4,04 euros. O preço por kWh é de 0,230 euros.
O Extremo Oposto
Na outra extremidade da escala, a Turquia é o país europeu mais barato para carregar carros elétricos, com um custo de apenas 3,30 euros por um carregamento completo e 0,99 euros por 100 km. O segundo país mais barato é o Kosovo, onde carregar um carro elétrico em casa custa 4,39 euros e 1,31 euros para percorrer 100 km.
Esta variabilidade nos custos de carregamento é um fator significativo que pode influenciar a adoção de veículos elétricos na Europa. É essencial que os consumidores estejam informados sobre os custos associados ao carregamento dos seus veículos, para que possam tomar decisões mais conscientes e económicas.
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