Quando o filtro fica saturado, ele começa a obstruir a passagem de oxigénio para o motor, aumentando a quantidade de combustível que o motor precisa consumir para produzir a energia necessária para mover o carro.
Como consequência desse problema, além do aumento do consumo de combustível, a emissão de dois gases diferentes da combustão torna-se poluente, por causa de uma mistura desproporcional de combustível em face de tal mistura que não é queimada corretamente. Se o filtro de ar estiver danificado, pode causar outro problema, que é permitir que partículas de poeira entrem no motor. Quando isso ocorre, essas partículas começam a degradar o motor prematuramente, podendo causar danos aos pistões e cilindros, exigindo um custo muito elevado para a execução do reparo do sistema.
Por isso, o filtro é um importante componente do veículo, cuja função é garantir que dificilmente haja limpeza entre a câmara de combustão do carro. Este processo visa prevenir o desgaste prematuro de peças do motor, como bielas e pistões. Fazendo uma comparação, o filtro de ar funciona como o nosso nariz, que também serve para filtrar as impurezas.
Vale ressaltar que em seu veículo existem dois tipos de filtro de ar: um para o motor, do qual estamos tratando, e outro para o sistema de ar condicionado, também chamado de “filtro de cabine”.
QUANDO É HORA DE TROCAR
A verdade é que não existe uma fórmula que seja 100% eficaz para determinar a durabilidade do filtro de ar. Afinal, essa característica varia de um modelo para outro, bem como dependendo das condições de uso de cada veículo. Quem viaja mais na estrada, por exemplo, precisa trocar o filtro com mais frequência.
Por mais que não haja receita, existem algumas abordagens úteis. A manutenção do filtro de ar é recomendada de acordo com a quilometragem rodada, sendo indicada sua revisão de acordo com a indicação no manual do veículo, que pode variar significativamente dependendo da marca e tipo de filtro e também dos terrenos onde o veículo é utilizado, que podem conter mais ou menos partículas de poeira no ar.
Assim, é recomendável que o motorista esteja atento a alguns sinais que podem indicar a necessidade de troca do filtro (se for descartável) ou sua limpeza (se for lavável). Um dos indicadores de problemas do filtro de ar é a emissão de fumaça escura e opaca pelo escapamento, resultado de partículas poluentes que entraram no motor junto com o oxigénio.
Outro indicador de que o filtro de ar não está funcionando corretamente é uma perda de potência do motor ou aceleração ou veículo, ou que ocorre devido a uma mistura desproporcional de combustível e oxigénio usado no combustível. Você também pode remover o filtro de ar para verificar sua aderência. Nesse caso, agite um frasco ou filtro para retirar a superfície da superfície e avalie o estado da pele, acrescentando que os dois filtros originais serão brancos ou amarelos claros. Se for muito macio, será necessário substituí-lo ou lavá-lo.
COMO SUBSTITUIR SEU PRÓPRIO FILTRO DE AR
Imagem de filtros de ar tirada de motordoctor.pt
Primeiro, você precisa obter o filtro apropriado. O modelo adquirido deve ser igual ao que será substituído. Para ter certeza de que está obtendo a opção correta, verifique o manual do proprietário ou uma oficina especializada. Em seguida, abra o capô do seu carro e localize uma unidade de filtro de ar do motor, que geralmente está localizada na parte superior do veículo. É muito comum estar em uma caixa quadrada ou retangular com tampa.
A próxima etapa é remover a tampa; alguns estão aparafusados, outros não. Se você não tem certeza do que está fazendo, o ideal é procurar a ajuda de um profissional especializado. Depois de remover a tampa, você encontrará o filtro de ar, que tem uma aparência feito de algodão ou papel.
Retire o filtro da caixa e limpe com aspirador de pó ou compressor, sempre tomando cuidado para não soprar poeira no motor. Apague e limpe, substitua o componente antigo pelo novo. Mostre-o dentro da caixa com a borracha voltada para cima. Além disso, verifique se as bordas estão bem vedadas pela borda de borracha. Feito isso, recoloque a tampa e fixe-a adequadamente para que não se solte e prejudique o desempenho do veículo.
CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES
Seguindo as recomendações acima, você manterá o filtro de ar do veículo funcionando, evitando graves problemas mecânicos e economizando no consumo de combustível. A manutenção preventiva é tão importante quanto quando você percebe um problema. Além de garantir a segurança dos passageiros e um melhor custo de utilização do veículo, também dentro de uma menor desvalorização na revenda do seu veículo usado. Portanto, siga as instruções do carro corretamente.
Como você pode ver, essa pequena peça pode fazer uma grande diferença no desempenho do seu veículo, principalmente no consumo de combustível. Portanto, lembre-se de comprar componentes em lojas de confiança, filtros compatíveis com a marca e modelo do seu carro e fazer as revisões de acordo com as recomendações técnicas.
Além disso, ao menor sinal de que seu veículo está emitindo, certifique-se de ir a uma oficina especializada para descobrir o que está acontecendo. A troca do filtro de ar pode demorar apenas uma hora, mas como sabemos, o veículo é um conjunto de peças que só vai funcionar bem se você as tiver todas em dia.