Três associações de desenvolvimento local algarvias lançaram o projecto “Puro Algarve” para potenciar o turismo de natureza na região e que terá como montra uma plataforma digital multimédia, disse na passada segunda-feira à Lusa um dos coordenadores, Artur Gregório.
Na sua página na internet, que estará disponível a partir de 30 de Março em versões portuguesa, inglesa, francesa, alemã e espanhola, os visitantes poderão pesquisar recursos específicos e escolher os circuitos que podem fazer, bastando descarregar informações, ou agendar visitas guiadas em todo o Algarve.
“Temos recursos e potencialidades fenomenais que ainda não estão a ser utilizadas de forma sustentável”, disse Artur Gregório, sublinhando que o projecto visa tornar o sector do turismo de natureza mais estruturado, mais organizado e ajudar o Algarve a combater a sazonalidade turística e a afirmar-se como destino turístico completo.
O Puro Algarve “é uma marca regional para o turismo de natureza e é o resultado de dois projectos de cooperação no âmbito do PRODER-Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural que as associações de desenvolvimento local Vicentina, InLoco e a Associação Terras do Baixo Guadiana já estão a trabalhar há dois anos”, explicou Artur Gregório, da InLoco.
A promoção dos pequenos prestadores turísticos e produtores artesanais, dos cuidadores de paisagens e do património que são incentivados pelos promotores do projecto a organizarem-se e a trabalhar em rede é outro dos objectivos da iniciativa.
Numa primeira fase os responsáveis prevêem ter um grupo de 36 prestadores de serviços, artesãos e produtores.
“Estamos a criar um sistema que permita não só estimular a qualidade dos aderentes à marca como também a criar essa imagem exterior de qualidade para tudo o que são produtos, serviços e locais dignos de ostentar a marca ‘Puro Algarve’”, contou Artur Gregório.
Escolhidos os locais e produtos que se destacam pela qualidade, originalidade e personalidade, os promotores criaram rotas e circuitos temáticos que têm como fio condutor a gastronomia, as paisagens, os produtos locais, o património e a História regional e procuram mostrar um Algarve onde o litoral e o interior são aliados.
“Entendemos o turismo de natureza numa perspectiva não restrita. Não é apenas aquele turismo que se faz nos parques naturais, mas todo o tipo de actividades lúdico-recreativas que se fazem dependentes das condições ambientais e culturais específicas de cada local”, contou Artur Gregório.
O projecto teve um apoio de cerca de 300 mil euros provenientes do PRODER e que vão permitir ainda o investimento na promoção do projecto e da página na internet.
Artur Gregório adiantou já estar em curso uma segunda fase também candidatada aos fundos PRODER que visa a consolidação do projecto Puro Algarve, a capacitação e dinamização das empresas parceiras.
Um trabalho que os responsáveis esperam que dê frutos em Outubro durante a participação de todos os produtores na Bienal de Turismo de Natureza, que se vai realizar em Aljezur.
(Agência Lusa)