Depois do assalto a uma loja de compra de ouro situada na zona comercial do Pingo Doce da Penha, em Faro, a PSP deteve um gang de criminosos constituído por “quatro indivíduos, que se faziam transportar numa viatura de marca alemã, de cor escura e de matricula espanhola”.
Segundo a PSP as detenções surgem “na sequência de um conjunto de assaltos a ourivesarias e lojas de venda de ouro, que ocorreram no distrito de Faro, entre meados de Setembro e o dia 16 de Novembro”, tendo para o efeito sido constituída “uma equipa integrando elementos de toda a estrutura da investigação criminal do Comando Distrital de Faro, nomeadamente das Divisões policiais de Faro e de Portimão”.
“Informações obtidas junto das autoridades espanholas, referenciaram a viatura com um suspeito com largo registo criminal. Após um cuidadoso processo de análise foi possível chegar aos restantes membros do grupo criminoso, que têm também cadastro por crimes violentos e graves”, refere a mesma informação veiculada pela polícia portuguesa.
Os detidos na madrugada de ontem na sequência do assalto à loja de ouro de Faro “tratam-se de cidadãos de nacionalidade espanhola, e têm entre 20 e 30 anos de idade”.
Para realizar as detenções a PSP levou a cabo um “seguimento discreto” tendo sido “imobilizada a viatura referenciada com os quatro suspeitos no interior, junto à fronteira, com a intervenção de elementos da Força Destacada da Unidade Especial de Polícia, que se encontravam de serviço em Vila Real de Santo António”.
Os suspeitos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coacção.
No decurso da investigação desenvolvida, e que ainda decorre, foi ainda possível associar a este grupo diversos assaltos a estabelecimentos de venda de ouro, em diversos pontos do pais, no mesmo período de tempo.
Os prejuízos causados nas várias acções que presumivelmente foram cometidas pelo grupo, nestes dois meses, ascendem a vários milhares de euros, em material furtado e em danos provocados nas lojas assaltadas.