Rui Rio, atual líder do PSD, venceu Paulo Rangel no Algarve, segundo os resultados eleitorais oficiais e definitivos na região, que o POSTAL teve acesso.
Para a presidência do partido, podiam votar perto de 46 mil militantes do PSD em Portugal, dos quais 1327 inscritos no Algarve.
Rui Rio, com 53,6% da votação, 511 votos, venceu Paulo Rangel que somou 443 votos, 46,4%, uma diferença de 68 votos no Algarve.
A ‘chave’ do resultado eleitoral no Algarve esteve na secção concelhia de Loulé, onde Rui Rio obteve 148 votos do total de 215 e Paulo Rangel obteve apenas 65, uma diferença de 83 votos.
As eleições na região do Algarve tinham como mandatários, Francisco Amaral, atual presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, e Cristóvão Norte, recém eleito presidente do PSD Algarve.
A secção concelhia do PSD de Castro Marim deu a Rui Rio um resultado de 94,4% (17 votos), e a de Faro deu 58,6% dos votos a Paulo Rangel (146).
Recorde-se que na próxima segunda-feira, dia 29 de novembro, pelas 21:00 horas, na sede do PSD/Loulé, vai realizar-se uma Assembleia Distrital de Faro do PSD para reunir, em sessão ordinária.
Da ordem de trabalhos constam a análise da situação política e dar parecer sobre as candidaturas à Assembleia da República.
No ponto 2 da ordem de trabalhos consta ainda o item: “Ação contra o Estado por conta das portagens”, segundo a convocatória do presidente da Mesa de Assembleia Distrital de Faro do PSD, David Santos.
De acordo com o site do PSD, o universo eleitoral para estas décimas eleições diretas do partido foi de 45.973 militantes, aqueles que tinham as quotas em dia para poder votar.
A eleição decorreu em todo o país entre as 14:00 e as 20:00 deste sábado.
Para Rui Rio, foram as terceiras diretas, tendo derrotado em 2018 Pedro Santana Lopes por 54% e em 2020 Luís Montenegro por 53%, numa inédita segunda volta no PSD.
Já Paulo Rangel disputou pela segunda vez a presidência do PSD, depois de ter concorrido em 2010 contra Aguiar-Branco e Pedro Passos Coelho, numa votação que Passos Coelho venceu com mais de 60% dos votos após uma derrota dois anos antes frente a Manuela Ferreira Leite.
Desde que foram introduzidas as diretas no PSD, em 2006, apenas um presidente em exercício se recandidatou e perdeu – Marques Mendes -, e dois recandidataram-se e ganharam, Pedro Passos Coelho e Rui Rio.
A vitória de Rui Rio sobre Luís Montenegro há dois anos na segunda volta por cerca de 53,2% dos votos contra 46,8% foi a mais curta de sempre entre os dois primeiros candidatos em eleições diretas na história do PSD, uma diferença de pouco mais de seis pontos percentuais e de 2.071 votos.