Os deputados do PS eleitos pelo círculo do Algarve querem saber qual o estado de conservação da Via do Infante, tendo submetido esta quarta-feira, dia 29 de Março, uma pergunta nesse sentido dirigida ao ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques. Os socialistas questionam quais as obras realizadas desde 2011 e se está prevista a realização de obras ainda este ano.
A questão surge na sequência do mau estado do piso da estrada que atravessa o Algarve, de que é exemplo flagrante o troço entre Tavira e Vila Real de Santo António, o que “não é admissível numa via que, recorde-se, é portajada desde 2011, por iniciativa do Governo de coligação PSD/CDS. Sendo a Via do Infante concessionada e, tendo em conta o deficiente estado de conservação e manutenção da infra-estrutura rodoviária em concreto, seja em termos de piso como de outro tipo de apoio, os deputados do PS decidiram questionar o governo sobre este tema”, explicam os parlamentares em comunicado de imprensa.
“Apesar da redução de 15% das tarifas na Via do Infante decidida e implementada no passado verão pelo actual Governo demonstrar uma evolução positiva, que deve ser ampliada ao longo da presente legislatura, para a correcção de uma injustiça no nosso entender gritante, as portagens são a contraprestação de um serviço público que deve ser garantido aos seus utilizadores”, referem os deputados.
Os socialistas recordam que foi “o XIX Governo da coligação PSD/CDS-PP que introduziu portagens na SCUT Algarve, em Novembro de 2011”.