Os novos desafios na promoção da coesão territorial são tema de conferência-debate que o PS local realiza no próximo sábado, dia 13 Maio, em Alferce (Monchique).
As potencialidades e as oportunidades do território marcado pelas problemáticas da interioridade e da periferia, casos de valorização das áreas periféricas, como é o caso dos projectos Lara e Querença, assim como o novo paradigma de coesão territorial que o Governo pretende implementar no país, vão ser as temáticas que serão apresentadas e debatidas na iniciativa que os socialistas realizam em Alferce.
Numa iniciativa dos deputados socialistas à Assembleia da República, eleitos pelo Algarve, em colaboração com a concelhia de Monchique do PS, participarão como conferencistas João Ministro (presidente da Almargem), Vítor Guerreiro (presidente da Câmara de São Brás de Alportel), Nélson Guerreiro (consultor do Banco Mundial na óptica do Desenvolvimento), Paulo Alves (candidato do PS a presidente da Câmara de Monchique) e Helena Freitas (coordenadora nacional do PNCT – Programa Nacional para a Coesão Territorial).
O evento, refere a nota de imprensa do PS, procura apresentar encontrar soluções para os problemas da desertificação e do despovoamento das zonas do interior, periféricas e de baixa densidade, no intuito da resolução dos bloqueios ao desenvolvimento destas povoações.
Alferce é uma escolha devido à sua condição periférica
O local escolhido para ser palco desta iniciativa foi a Alferce, uma aldeia sede de freguesia com o mesmo nome, do concelho de Monchique, que pela sua condição periférica, assim como pela dinâmica que os agentes locais teimam em imprimir no seu dia-a-dia, personifica bem o tema a debate.
Nesta conferência, adianta a concelhia socialista, “Paulo Alves, candidato do PS a presidente da Câmara local, nas próximas eleições autárquicas, apresentará uma comunicação através da qual evidencia e enfatiza potencialidades de Monchique e lança propostas para contrariar a ideia de território condenado ao despovoamento e à desertificaçã”o.
A sessão de abertura será presidida por Jamila Madeira (deputada à Assembleia da República), Jorge Botelho (presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve) e Carlos Almeida (presidente da Concelhia de Monchique do PS), e o debate será moderado por José Pereira Gonçalves (presidente da Junta de Freguesia e da Casa do Povo de Alferce).
A conferência-debate tem lugar no edifício da Casa do Povo do Alferce, com início às 16 horas e entrada livre.