O Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) de Olhão recorda que já teve início o novo ano hidrológico, altura em que se registarão períodos de maior precipitação.
Assim, aumentará significativamente o risco de inundações urbanas e cheias e, em consequência, a vulnerabilidade de pessoas e bens aos seus efeitos.
A prevenção tem um papel importante na minimização das consequências mais graves deste fenómeno natural. “Torna-se imperioso que todos os cidadãos tenham um papel determinante na prevenção, limpando os algerozes das suas casas e fazendo convenientemente a limpeza e análise de caves, quintais ou jardins, principalmente no Outono, devido à queda de folhas. É também de extrema importância remover os resíduos das actividades agrícola e florestal dos seus terrenos”, alerta a Protecção Civil Municipal.
“Tendo em conta que a morfologia do solo e a hidrografia do Algarve proporcionam enxurradas, cheias e inundações, todos os munícipes deverão ainda estar atentos às informações meteorológicas e ter sempre em casa um kit que contenha um rádio e lanterna de pilhas, pilhas de reserva, material de primeiros socorros, medicamentos essenciais e agasalhos. Em caso de emergência devem ligar o 112″, avisa a autarquia olhanense em nota de imprensa.