A 2.ª edição do evento “Prometo Viver em inclusão, que promete proporcionar mais uma noite memorável no Teatro das Figuras a 30 de setembro, foi apresentada esta quinta-feira, 31 de agosto, na FNAC do Fórum Algarve.
A partir das 21h00, os artistas Miguel Gameiro, Jimmy P, Íris, António Manuel Ribeiro (UHF), Pedro Chagas Freitas, Tozé Santos (Perfume), Mário Augusto e Rita Bulhosa, João Tiago Neto e ArtMusa vão iluminar o palco do Teatro das Figuras neste espetáculo de cariz solidário que este ano pretende angariar fundos para os utentes do Núcleo de Faro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) e outras famílias. Ajudar famílias que convivem com situações de paralisia cerebral e precisam de equipamentos essenciais em prol da dignidade e igualdade de todos, são os objetivos desta nova edição.
“Esperamos conseguir novamente angariar tanto ou mais do que no ano passado, a favor desta causa”, afirmou o presidente da Associação Prometo Viver, Joaquim Terêncio, lembrando que na primeira edição a associação conseguiu esgotar a sala e angariar 24.500 euros para ajudar a Associação Salvador.
Emocionado com o empenho da organização deste evento, o presidente da APPC-Faro, Paulo Teixeira, agradeceu o envolvimento e apoio a esta associação e aos seus utentes oriundos de vários concelhos algarvios.
“O movimento Prometo Viver nasceu do altruísmo de uma família que entendeu transformar a sua dor em solidariedade, através da força do amor, constitui-se como associação em prol de grandes causas, Prometendo Viver e Ajudar a Viver quem mais precisa”, como explicou a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro.
A associação continua a ter a cultura como ferramenta fundamental para ajudar causas nobres relacionadas com a inclusão.
Impossibilitado de estar presente na conferência de apresentação do cartaz desta edição, o jornalista Mário Augusto deixou uma mensagem de vídeo que foi exibida aos presentes onde disse que “num tempo em que é tão preciso olhar para os outros e para ajudar” se sentiu sensibilizado com o trabalho da associação. Por isso, não hesitou e aceitou prontamente o convite para estar no palco juntamente com a sua filha, Rita Bulhosa, no dia 30 porque entende que este evento pode representar muito para quem mais precisa de ajuda.
Também já confirmou presença neste evento a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
Outra das novidades desta edição é a atribuição do Alto Patrocínio da Presidência da República que, desta forma, reconhece o mérito da iniciativa e o seu potencial para mobilizar a sociedade a estar atenta ao seu redor e ajudar o próximo.
Importa recordar que desde a primeira edição que a banda Íris se associou de forma comprometida à Associação e à sua missão. Da participação no primeiro Prometo Viver, nasceu um desafio e uma parceria bem-sucedida com o escritor Pedro Chagas Freitas. É que Pedro Chagas Freitas criou as letras de dois novos originais dos Íris que são inspiradas na Associação Prometo Viver e a força que move os seus membros.
Originais que animaram a conferência que também contou com mais um momento musical protagonizado por João Tiago Neto, artista algarvio de referência, que marcará presença nesta 1.ª edição.
Aproveitando a conferência, Domingos Caetano falou em nome da banda e anunciou que as receitas das vendas do novo trabalho discográfico dos Íris vão reverter a favor da Associação Promete Viver.
E porque a boa vontade e a garra da associação continua a inspirar, outra das novidades desta edição é uma participação especial de um coro infantil, orientado pelo Professor Ricardo Silva que irá cantar com Jimmy P, naquele que se espera um momento emotivo deste espetáculo.
Um evento que conta com a colaboração e patrocínio de inúmeras empresas e instituições da região assim como o apoio das Câmaras Municipais de São Brás de Alportel e Faro.
Afirmando que o “Prometo Viver é muito mais que um evento. É um compromisso com a vida”, a vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, garante que “motivos não faltam para ir ao Teatro das Figuras no próximo dia 30”. Já o vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, Paulo Santos que reforçou que a autarquia está ao lado desta “grande causa e daqueles que se envolvem para que este evento signifique tanto”.
Os bilhetes estão à venda na bilheteira do Teatro das Figuras e on-line: CLICAR AQUI.