A participação dos alunos do concelho de Loulé no programa “Visita Brincando” do Museu Municipal de Loulé, no ano lectivo de 2015/2016, “teve um aumento substancial, na ordem dos 40%, batendo o recorde de participantes desde que foi criado. Durante todos os dias do período escolar, o programa recebeu alunos em visita”, avança a autarquia louletana em comunicado de imprensa.
A iniciativa, levada a cabo pelos Serviços Educativos do Museu, integrou, mais uma vez, diversas actividades dirigidas às escolas do concelho, com o objectivo principal de
estabelecer a ligação entre o museu e os seus pólos e a comunidade escolar no intuito de contribuir para a formação e sensibilização no que respeita às questões patrimoniais. Sendo Loulé um concelho muito vasto, os pólos do Museu Municipal de Loulé assumem-se como uma rede para o conhecimento do território, permitindo que os alunos se aproximem de diferentes realidades.
Assim, a título de balanço, entre 11 de Setembro de 2015 e 9 de Junho de 2016, foram 3.064 os alunos participantes neste programa e nas exposições de arte promovidas pelo Município, contra os 1821 do ano lectivo transacto.
Comparativamente com o ano lectivo de 2014/2015, a actividade “Dieta Mediterrânica” teve sete sessões e contou com mais uma turma participante. Já o projecto “Bora lá ao Museu com o Tio Afonso”, teve 148 alunos inscritos e mais 8 turmas. De referir ainda a integração da Escola de Boliqueime, no projecto “Memórias do Poço de Boliqueime”.
No entanto, é de sublinhar que, para além destes números que respeitam apenas às actividades com as escolas, acrescem ainda os participantes nos ATL, no programa “Férias para Todos”, no projecto “Famílias no Museu” ou os dias comemorativas que integraram também actividades para os mais novos.
No total foram 172 as actividades realizadas, nos 167 dias úteis que teve o ano lectivo de 2015/2016. Na pausa lectiva da Páscoa, em cinco dias, o Museu Municipal realizou mais oito actividades para os alunos.
Para os responsáveis municipais, “o programa ‘Visita Brincando’ faz parte da estratégia do Município para a educação patrimonial e artística, com um forte investimento no sentido de permitir criar cidadãos mais atentos, interventivos e implicados na construção da sua cidade”.