A Essilor e a Luxottica, em parceria com várias ópticas e oftalmologistas e o apoio do Município de Olhão, estão a fazer consultas e facultar óculos graduados a crianças e jovens com entre 6 e 17 anos, residentes no concelho, cujos pais se encontrem em situação comprovada de desemprego.
O programa solidário Together for Vision teve inicio há uma semana e decorre até dia 31 de julho em Olhão.
“Os níveis de desemprego dispararam e para muitas famílias, as dificuldades económicas tornaram-se ainda mais reais e as opções que se tomam em relação ao orçamento familiar passam a limitar-se ao básico”, afirma o programa solidário, acrescentando que “óculos, lentes, armações são custos que, em tempos de dificuldades orçamentais, as famílias rapidamente colocam ‘para depois…’ e a situação da saúde visual vai-se agravando…”.
“Estamos cientes da importância de ver bem, mas na prática, poucos são os que levam a sério os sinais de que algo pode estar menos bem, sobretudo numa época em que passamos cada vez mais tempo em frente a um ecrã, miúdos e graúdos pensarão ‘são apenas os olhos cansados’, descurando que para esse diagnóstico, existe uma solução”, salienta o Together for Vision.
De acordo com dados internacionais do instituto da Visão, 80% do que aprendemos se faz através da visão, sendo este sentido essencial para o sucesso escolar e plena integração social.
Os interessados devem dirigir-se a um dos oftalmologistas aderentes à iniciativa (ver lista no site) para avaliação de eventual deficiência visual, e, caso essa seja identificada e haja uma receita, apenas têm de se deslocar a uma das ópticas parceiras, onde, com os documentos que comprovam o desemprego, podem encomendar os óculos.