Os clientes com empréstimos à habitação a seis meses vão pagar, a partir de Janeiro, menos 6,13 euros e os que têm créditos indexados à Euribor a três meses vão ter também uma redução superior a 6,08 euros.
Segundo os cálculos, feitos para a Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos, um cliente com um empréstimo à habitação no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1% vai pagar 479,71 euros a partir de Janeiro, menos 6,13 euros do que o valor pago desde a última revisão, em Julho.
Também um cliente com um empréstimo à habitação no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a três meses com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1% vai pagar 473,83 euros a partir de Janeiro, menos 6,08 euros do que o valor pago desde a última revisão, em Outubro.
As taxas Euribor têm registado uma tendência de queda que dura já desde 2008 e que se acentuou nos últimos anos, o que se reflecte nos valores das prestações mensais pagas pelos empréstimos à habitação.
As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de mais de 50 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. Em Portugal, a Caixa Geral de Depósitos faz parte deste painel.
(Agência Lusa)