Faro volta este ano a promover a atribuição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, pela quinta vez, depois das edições de 1999, 2001, 2007 e 2009.
O galardão, instituído em 1999, destina-se a promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o labor dos já consagrados e constitui uma homenagem ao relevo de António Ramos Rosa no panorama poético nacional.
Em todas as edições o prémio teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice e João Rui de Sousa.
No valor de cinco mil euros, a distinção na área das letras conta com o alto patrocínio da Fundação Millennium, e o apoio de Delta Cafés, ANA – Aeroportos de Portugal, Turismo de Portugal, Hotel Faro, Tertúlia Algarvia e Jornal de Letras, Artes e Ideias.
O júri será composto pelo Gastão Cruz, poeta e ensaísta, Pedro Ferré, Vice-Reitor da Universidade do Algarve, e António Carlos Cortez, crítico literário.
A data limite para a entrega dos trabalhos é o dia 31 de Dezembro de 2015 e a cerimónia de entrega do Prémio está agendada para o dia 23 de Abril de 2016, aniversário da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.
As normas de participação no Prémio poderão ser consultadas pelos interessados on-line ou nas instalações da autarquia farense.