O aumento significativo da produção de azeite em Espanha pode levar a uma descida generalizada dos preços, com o custo por litro a situar-se em cerca de 5 euros, algo que poderá ter repercussões em Portugal. Segundo o jornal ‘El Economista’, espera-se que a próxima campanha, que se inicia em outubro, seja muito positiva, com uma produção entre 1,4 e 1,7 milhões de toneladas, o que deverá provocar uma queda acentuada dos preços, para cerca de 5 euros por litro.
Após dois anos de seca, que resultaram num colapso da produção e fizeram com que os preços superassem os 12 euros por litro, as previsões indicam agora uma mudança clara de tendência, oferecendo algum alívio aos consumidores.
Contudo, especialistas do setor consultados pelo jornal espanhol alertam que, embora a produção de azeite em Espanha seja crucial – representando 60% de toda a União Europeia e 45% da produção mundial – é necessário estar atento ao que se passa na região mediterrânica para compreender o impacto nos preços. Apesar de as previsões para Itália, Portugal, Grécia e Turquia serem favoráveis, as chuvas não têm sido abundantes, o que levanta dúvidas sobre a produção mundial e o possível impacto nos preços em Espanha.
Importa lembrar que a seca dos últimos dois anos afetou gravemente os produtores espanhóis, que chegaram a recorrer a Portugal para adquirir parte da produção nacional devido à redução da oferta e ao aumento dos preços. No nosso país, a campanha de azeite do ano passado superou as 160,8 mil toneladas, tornando-se a segunda mais produtiva de sempre, segundo dados de julho do Instituto Nacional de Estatística.
De acordo com dados do Eurostat, citados pelo Executive Digest, todos os Estados-membros registaram um aumento generalizado do preço do azeite, com Portugal a liderar o aumento (69%), seguido pela Grécia (67%) e Espanha (63%). Segundo a DECO PROteste, que analisou os preços do cabaz alimentar desde o início da guerra na Ucrânia, o preço do azeite virgem em Portugal aumentou 84%, ficando apenas atrás do aumento do preço da pescada fresca. Em janeiro de 2022, uma garrafa de 75 cl de azeite virgem extra custava 4,46 euros, mas este mês o preço já rondava os 12 euros.
Leia também: Carro estaciona em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]