Os proprietários, coproprietários e arrendatários de habitações permanentes em todo o território nacional têm até 31 de outubro para se candidatarem a um programa de apoio do governo. Este programa, denominado “Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis”, destina-se a financiar medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética e hídrica, bem como a economia circular em edifícios residenciais.
O que abrange o programa?
O programa abrange várias áreas que visam tornar os edifícios mais sustentáveis e eficientes em termos energéticos. Alguns dos principais aspetos abrangidos pelo programa incluem:
- Substituição de Janelas Eficientes: Proprietários podem receber apoio financeiro para substituir janelas antigas por modelos mais eficientes em termos energéticos.
- Instalação de Painéis Solares: A instalação de painéis solares para geração de energia renovável também é elegível para apoio financeiro.
- Ar Condicionado Eficiente: Aqueles que desejam instalar sistemas de ar condicionado eficientes em termos energéticos podem candidatar-se a financiamento.
Redução do consumo de energia
O governo estabeleceu uma meta ambiciosa para este programa: reduzir, em média, pelo menos 30% do consumo de energia primária nos edifícios alvo de intervenção. Isso não apenas reduzirá as contas de energia para os residentes, mas também contribuirá para a diminuição da dependência energética do país e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, essas melhorias tornarão os edifícios mais confortáveis para os seus utilizadores.
Quem pode candidatar-se?
Proprietários, coproprietários e arrendatários de habitações permanentes em todo o território nacional podem candidatar-se a este programa. Este apoio abrange moradias e apartamentos licenciados para habitação até 31 de dezembro de 2006. No entanto, há exceções para habitações que sofreram intervenções licenciadas até 1 de julho de 2021 e que se enquadrem em determinadas tipologias.
Regiões com mais candidaturas
Até ao momento, mais de 48 mil candidaturas foram apresentadas para este programa. Os sistemas e equipamentos eficientes, como os de ar condicionado, são os mais procurados, com 22.404 candidaturas. A instalação de painéis fotovoltaicos teve 16.831 candidaturas, seguida da substituição de janelas eficientes, com 8.349 candidaturas. Lisboa lidera com 7.244 candidaturas, seguida do Porto (6.975) e Braga (5.342).
Este programa representa uma oportunidade valiosa para os proprietários e residentes melhorarem a eficiência energética de suas habitações, contribuindo para um futuro mais sustentável. Com o prazo de candidaturas a encerrar no final deste mês, é essencial que aqueles que se enquadram nos critérios considerem esta oportunidade para tornar as suas casas mais eficientes e amigas do ambiente.
Leia também: Saiba se tem direito ao apoio de 90€ que será pago em novembro