O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, efectua hoje uma visita oficial a Portugal a convite do seu homólogo português, Aníbal Cavaco Silva.
A visita oficial, a primeira de um chefe de Estado indonésio a Portugal desde 1960, inicia-se com um encontro entre os dois Presidentes no Palácio de Belém, em Lisboa, durante a manhã, seguido de uma conferência de imprensa conjunta.
O chefe de Estado indonésio reúne-se depois com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com quem terá um almoço de trabalho.
Do programa da visita, constam ainda deslocações à Assembleia da República e à Câmara Municipal de Lisboa e, por último, um jantar oferecido por Cavaco Silva, no Palácio Nacional da Ajuda.
A viagem a Portugal, bem como a visita a Timor-Leste em agosto, deve-se à intenção de Susilo Bambang Yudhoyono de encerrar o capítulo da ocupação indonésia da antiga colónia portuguesa, segundo declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Marty Natalegawa, proferidas à agência Lusa em agosto.
(Agência Lusa)